Se afaste [às vezes] da sua cadeira de produtos

Caso você tenha medo de que esse movimento te transforme em um mau profissional, mude seu conceito: ele faz exatamente o contrário!

Se afaste [às vezes] da sua cadeira de produtos
Photo by Steven Wei / Unsplash

Sabemos que o papel de um Product Manager é crucial para o sucesso de um produto. Desde o início, o PM é responsável por todas as etapas do ciclo de vida do produto, seja da concepção até o lançamento e pós-lançamento, passando por discovery, mitigação de riscos, validação de hipóteses, experimentos, teste a/b, reuniões, entre outros.

Muitas vezes os PMs ficam tão envolvidos com as especificidades do seu próprio produto que se esquecem de dar uma pausa no dia a dia. Esse tempo é valioso para avaliar as situações que envolvem ou que se relacionam com seu produto de forma geral, a famosa big picture.

Essas horas são aquelas que eventualmente nos fazem "sair do próprio quadrado" para ajudar a empresa e, claro, seu próprio produto.

A importância de expandir horizontes

É inegável que como Product Managers somos especialistas em nossos produtos. Conhecemos [ou devemos conhecer] cada detalhe do nosso produto e como ele funciona. No entanto, isso pode nos tornar um pouco isolados.

Ficar preso em nosso próprio mundo de produtos pode limitar nosso pensamento e nossas habilidades de resolução de problemas. Sair do nosso quadrado e colaborar com outras áreas da empresa nos permite ver as coisas de uma perspectiva diferente. Isso pode nos ajudar a descobrir novas maneiras de melhorar nosso produto e encontrar soluções para problemas complexos.

Trabalhar em colaboração com outros departamentos, como marketing, comercial  e atendimento ao cliente, pode nos levar a uma melhor compreensão dos clientes e, por consequência, a um produto melhor e mais bem-sucedido.

Além disso, são grandes as chances de que no meio desse processo você encontre a resposta para aquela antiga questão que estava em aberto. Os insights sempre podem vir de onde menos esperamos.

Saindo do quadrado

Ok, entendi. Mas como faço para sair do meu quadrado na prática?

Bom, como um bom PM eu lhe diria: depende. Depende do tamanho, da organização, do momento, da atuação e do contexto da sua empresa e do seu produto.

Mas, de forma geral, trago alguns exemplos que são:

Apoie o time de marketing

Queremos que nosso produto seja mais usado, certo? Será que sua colaboração com o time de Product Marketing (ou apenas Marketing) não pode ser de grande valor?

Você, guardião do produto, por que não pode ajudar a garantir que nosso produto seja comunicado da melhor maneira possível? Será que não vale participar de alguma criação de campanha, estratégia de SEO e/ou marketing de conteúdo?
Lembre-se: seu interesse é o bem do produto.

Apoie o time de atendimento ao cliente:

Naturalmente, uma boa pessoa de product management estará próxima ao time de Customer Success, ouvindo e aprendendo. Porém, somente essa interação é suficiente?

Sabemos que esses times têm um contato importante com o cliente. Então aqui vale um questionamento: será que sua visão não pode ajudar a criar a melhor experiência possível para os clientes? Será que você não pode ajudar a criar fluxos de suporte mais eficientes, comunicações mais claras e que sabe até reduzir o churn?

Apoie outro projeto

O projeto do time ou squad do lado não tem nada a ver com meu produto. Essa pode não ser uma verdade absoluta, sabe por quê??

Acredito que como PMs, devemos estar sempre antenados em notícias de mercado, tecnologia e ux, como também, com o que acontece à nossa volta.

E aí vai uma dica que pode fazer muita diferença na sua atuação: participe de uma reunião sobre o projeto do time do lado, mesmo que aparentemente não tenha nada a ver com seu produto.

Eventualmente, você vai descobrir que pode se beneficiar de algo implementado por eles, ou até mesmo ajudá-los com sua visão. Se o fim justifica os meios, podemos dizer que aqui está a oportunidade de influenciar positivamente a empresa na qual você trabalha.

Além disso, às vezes ocorrem insights de onde menos esperamos.

Converse com pessoas diferentes

Parece óbvio né, mas além dos "papos de elevador", você conversa com pessoas de outras áreas?

Você sabe quais são as dificuldades dos squads do lado? Daquela área que você nunca teve contato, daquele gestor com a agenda cheia ou da pessoa estagiária cheia de vontade?

Imagine agora aquela área que é a mais distante de você, aquele lugar que você tem menos conhecimento. Achou esse lugar? Vai lá conhecer! No melhor dos cenários você ganhou alguns insights para aplicar no seu produto. No pior dos cenários, você ganhou "apenas" conhecimento.

Saia do quadrado, mas com cuidado!

Sem dúvida podemos ajudar outras áreas da empresa a melhorar a empresa como um todo, e de alguma forma isso poderá nos beneficiar. Afinal, seus colegas de trabalho querem a mesma coisa que você: o sucesso da empresa.

Esse é o lugar de realmente sair da zona de conforto. Esse movimento pode até ser desconfortável para você e também para as pessoas que estão interagindo com você nesse momento, mas são exatamente esses movimentos diferenciados que podem trazer resultados diferenciados.

Mas, como tudo na vida, o excesso faz mal. Saia sim da sua cadeira de produto, só não esqueça das suas principais responsabilidades, não assuma mais compromissos do que seu tempo permite e não deixe de atuar na sua função principal: a cadeira de Product Manager.

O equilíbrio sempre será a chave do sucesso.