Photo by <a href=Jody Confer / Unsplash">
Photo by Jody Confer / Unsplash

Quando não se tornar uma PM

Pontos importantes para quem quer entrar na área

A profissão de PM está em alta. Desde grandes empresas até startups, buscam profissionais que sejam capazes de identificar os problemas dos usuários e resolvê-los, de preferência, de forma inovadora.

Liderança implícita, gestão de expectativas, comunicação ativa, gestão de backlog, análise de mercado, análise competitiva, criatividade, coragem, desapego e algumas outras habilidades, são importantes para que alguém se torne uma grande pessoa PM e pode ser que não seja para algumas pessoas, como em qualquer outra profissão. Eu (Pablo) nunca seria médico, por exemplo, porque ao ver cortes, começo a passar mal. Imagina numa mesa de operação!

Ter conhecimento das suas limitações naturais, com certeza te ajudará a evitar perder tempo em algo que talvez não seja para você. Mas isso também não significa que você não possa tentar no final das contas. Por isso, listo aqui, algumas características da natureza do trabalho de uma PM para que você consiga entender se essa profissão é para você ou não.

Seu trabalho está na área cinzenta

A PM trabalha o tempo todo na área cinzenta, exatamente como quando você está dirigindo e entra no meio de um nevoeiro. É relativamente fácil criar um monte de funcionalidades, mas é extremamente difícil e incerto criar soluções que de fato resolvem problemas e geram valor. Inovação é sinônimo de incerteza.

Navega bem na incerteza sem travar? Ser PM é para você então!

A autoridade não é o caminho

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis