Qual a diferença entre hipótese e suposição?
Saber a diferença pode te ajudar a tomar melhores decisões
É comum as pessoas confundirem os conceitos de hipótese e suposição no cenário de produto. Isso porque, é normal no nosso cotidiano utilizarmos essas palavras para falar sobre a mesma coisa. Confira abaixo o conceito de cada um, bem com a sua aplicação, assim conseguirá empregar da forma correta.
Suposição - Ação de supor, ponto de vista sem comprovação.
Exempo: Acho que o usuário abandona a seleção de itens, porque não estão categorizados e ele não localiza o que procura.
Hipótese - É quando você aplica em uma suposição métodos científicos para validá-la ou refutá-la. Em outras palavras, para ser uma hipótese é necessário a possibilidade de testar, de comprovar ou invalidar e ainda, é preciso definir uma métrica de sucesso.
Exemplo: Se os itens forem categorizados teremos um aumento na conversão dessa etapa pelos usuários, de 20% no período de 3 semanas.
Encaixando tudo isso na rotina de produto, para que você tenha um entendimento ainda melhor de como funciona:
Primeiro - Observamos um fenômeno
Segundo - Criamos uma suposição
Terceiro - Estruturamos uma hipótese
Quarto- Realizamos um experimento definido na hipótese
Quinto - Analisamos o resultado para validar ou refutar esse hipótese

E seguimos nesse loop. Vale ressaltar, que mesmo que você refute sua hipótese, não necessariamente é uma coisa ruim, porque depois de experimentos sempre conseguimos coletar algum aprendizado.
Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?
Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.
Você pode assinar clicando aqui