Qual a diferença entre hipótese e suposição?

Saber a diferença pode te ajudar a tomar melhores decisões

É comum as pessoas confundirem os conceitos de hipótese e suposição no cenário de produto. Isso porque, é normal no nosso cotidiano utilizarmos essas palavras para falar sobre a mesma coisa. Confira abaixo o conceito de cada um, bem com a sua aplicação, assim conseguirá empregar da forma correta.

Suposição - Ação de supor, ponto de vista sem comprovação.

Exempo:  Acho que o usuário abandona a seleção de itens, porque não estão categorizados e ele não localiza o que procura.

(Imagem de pessoas com pessoas falando "Eu acho")

Hipótese - É quando você aplica em uma suposição métodos científicos para validá-la ou refutá-la. Em outras palavras, para ser uma hipótese é necessário a possibilidade de testar, de comprovar ou invalidar e ainda, é preciso definir uma métrica de sucesso.

Exemplo: Se os itens forem categorizados teremos um aumento na conversão dessa etapa pelos usuários, de 20% no período de 3 semanas.

Encaixando tudo isso na rotina de produto, para que você tenha um entendimento ainda melhor de como funciona:

Primeiro - Observamos um fenômeno

Segundo - Criamos uma suposição

Terceiro - Estruturamos uma hipótese

Quarto- Realizamos um experimento definido na hipótese

Quinto - Analisamos o resultado para validar ou refutar esse hipótese

(Imagem com fluxo de método cientifico)

E seguimos nesse loop. Vale ressaltar, que mesmo que você refute sua hipótese, não necessariamente é uma coisa ruim, porque depois de experimentos sempre conseguimos coletar algum aprendizado.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis