Photo by <a href=Jack B / Unsplash">
Photo by Jack B / Unsplash

A anomalia PO PM

Estado ou qualidade do que é anômalo; anormalidade, irregularidade

Em uma das nossas sessões de Q&A com assinantes do portal, a pergunta mais votada foi a seguinte:

Eu vou aproveitar que essa pergunta fala sobre a eterna discussão entre Product Owners e Product Managers para deixar aqui a minha opinião sobre o por que ter esses dois papéis é uma anomalia e no final vou responder essa pergunta.

Uma pitada de história e definições

Apesar da história da gestão de produto se datar de 1931 com Neil H. McElroy e a famosa Procter & Gamble (P&G), a carreira de Product Manager como conhecemos hoje começou a se popularizar de fato em 2010, muito forte com o movimento lean startup nos EUA e com a chegada do primeiro Scrum Guide, também em 2010, onde se viu a primeira descrição sobre o papel de uma Product Owner (PO), em tradução livre:

A PO é a única pessoa responsável por gerenciar e controlar o Backlog de Produto. Essa é a pessoa oficialmente responsável pelo valor do trabalho realizado. Essa pessoa mantém o Backlog de Produto e garante que ele está visível para todos. Todos sabem quais itens têm as maiores prioridades, então todos sabem a ordem em que os itens serão resolvidos.

A PO é uma pessoa, não um comitê. Comitês podem existir para aconselhar e influenciar essa pessoa, mas qualquer pessoa ou grupo de pessoas que querem que a prioridade de um item mude, precisa convencer a PO. As empresas têm muitas maneiras de definir prioridades e requisitos. Essas práticas serão influenciadas pelo Scrum no passar do tempo, particularmente através das reuniões de Sprint Reviews.

Para que a PO tenha sucesso, todos na empresa precisam respeitar as suas decisões. Ninguém tem a permissão de dizer para os times trabalharem em diferentes prioridades, e os times não tem permissão de escutar quem diz algo diferente disso. As decisões da PO são visíveis no conteúdo e na priorização do Backlog de Produto. Essa visibilidade precisa que a PO dê o seu melhor para acontecer, e faz com que o papel da PO seja ao mesmo tempo necessário e recompensado.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis