Photo by <a href=Suzanne D. Williams / Unsplash">
Photo by Suzanne D. Williams / Unsplash

O que não te contam sobre construir uma “Cultura de Produto” - Parte 2

Um pouco além da paixão por Gestão de Produto

Há algumas semanas trouxe os aprendizados que tive, enquanto líder de produto, ao participar da construção da cultura de produtos em uma empresa de tecnologia. Estar em uma posição de liderança fornece uma perspectiva bastante interessante do sutil equilíbrio entre o que o time quer e o que a empresa precisa.

Neste ensaio, compartilho meus aprendizados enquanto pessoa de produto, que vivencia e vivenciou esta transformação e os impactos que ter participado ativamente disto trouxe para minha carreira.

De cara, já entrego minha percepção mais forte: o processo de construção da cultura de produto é uma experiência riquíssima para qualquer profissional, independente do nível de senioridade.

Acredito que uma das maiores ameaças da nossa área é a romantização de um mundo perfeito, onde tudo funciona exatamente como ensinado nos cursos ou livros. Nada pode estar mais distante da realidade!

Quando vivemos o desafio de inserir mais uma camada na complexa engrenagem que é a cultura organizacional, aprendemos rapidamente que não é possível seguir à risca frameworks e fluxos, ou simplesmente tentar replicar o modelo de cultura que a empresa hypada implementou.

Enfim… antes que eu conte tudo logo nos primeiros parágrafos, vamos aos aprendizados que vivenciei enquanto Product Manager em empresas com uma cultura de Produto em construção.

Faça parte do time que está com a mão na massa

Neste tipo de iniciativa sempre tem alguém –ou alguns– puxando o processo. Seja uma destas pessoas.

Sim, eu sei… você já tem muita coisa para fazer no seu dia a dia. Mas esta é a parte tático-operacional da sua rotina.

Ao participar das discussões e ações que construirão a cultura de Produto, tive a oportunidade de ligar conceitos e entender como aplicá-los dentro de um fluxo que transcende o dia a dia do time. Foi nessa hora que entendi, de fato, como a Gestão de Produtos se conecta à Empresa.

Além disso, é muito bacana discutir com outros colegas sobre Gestão de Produtos, trocar conhecimentos, fazer benchmarking com outras empresas e conhecer profissionais. Este é um espaço que, muitas vezes, não temos no dia a dia, e que agrega muito a qualquer profissional.

Finalmente –e poucas pessoas se ligam nisso–, atuar em uma iniciativa assim traz visibilidade profissional, dentro e fora da Empresa. Além do “arroz com feijão”, temos a oportunidade de fazer algo maior e de participar de uma iniciativa que não acontece todo dia.

Estude e ouça outras pessoas

Vejo muitas pessoas de Produto que se frustram porque a cultura de Produto que vivenciam na empresa não é igual à descrita pelo Marty Cagan ou pela Teresa Torres. E nunca será. Até porque o que eles trazem é um compilado de várias práticas, em empresas distintas, com maturidades distintas.

Esse conteúdo é para pessoas inscritas no portal

A inscrição é gratuita e te dá direito a ter nossa newsletter às quartas e os conteúdos abertos no site. Masss você fica sem uma série de outros benefícios gratuitos para assinantes, como a nossa newsletter exclusiva às sextas, nossos eventos e meetups.


Já é inscrito? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis