O que Aristóteles nos ensina sobre o Pensamento Sistêmico?

O todo não é a soma das partes

"O todo é maior do que a simples soma das suas partes." - Aristóteles

Entenda o porquê o pensamento sistêmico é o caminho para uma vida complexa.💡

O que podemos entender por um sistema?

Pense que “sistema” seria algo mais que um “conjunto”. Podemos dizer que uma caixa com ferramentas não é um sistema, mas sim um conjunto de objetos. Uma parafusadeira é um sistema (mecânico), os seus elementos estão organizados e conectados entre si de uma forma específica para cumprirem um propósito definido (apertar o parafuso).

A visão sistêmica foi desenvolvida a partir da necessidade de explicações complexas exigidas pela ciência. Ou seja, você não é um conjunto de órgãos, tecidos, músculos, sangue, água, proteínas e bactérias. Estes elementos fazem parte de você, mas é a sua organização em hierarquias - e a forma como eles estão ligados e comunicam entre si - que o torna um sistema. E, ao contrário da furadeira que não nasce, não cresce, não evolui, não se adapta e não morre, você é um sistema vivo.

A forma mais "simples" de explicar o que é o pensamento sistêmico é dizer que é uma forma de olhar para o mundo à nossa volta como um emaranhado sem fim de sistemas vivos que nascem, crescem, interagem entre si, evoluem, alimentam-se, cumprem um ou vários propósitos ao longa da vida, adaptam-se e morrem, dando lugar a outros.

Por que é importante ter um pensamento sistêmico?

Podemos dizer que praticamente todos os problemas, desde a indisposição matinal até a anomia social, são sintomas de um sistema em funcionamento.

Sobre a indisposição matinal

Instintivamente sabemos que “estamos todos ligados” mas, na prática, o nosso cérebro esforça-se muito para simplificar o mundo à nossa volta, pois não tem recursos para lidar com a complexidade e incerteza dos sistemas vivos. Por isso, preferimos tomar uma aspirina pela manhã para curar os sintomas da enxaqueca matinal em vez de tentarmos perceber se existe algo na nossa rotina irrefletida que nos causa este sintoma crônico (algo que comemos na noite anterior, desidratação, má postura).

Sobre a anomia social

Na minha opinião, acredito que a maioria concorda que, se fizermos algumas perguntas para as pessoas, as respostas podem ser as que trarei a seguir. :A primeira delas é: Você acha que as pessoas são honestas? A grande maioria das pessoas responderiam NÃO. Logo depois: E você é honesto? A maioria das pessoas responderiam SIM.  😂

Se todos individualmente se dizem honestos, somando as partes,todo mundo é honesto?

“Purposes are deduced from behavior, not from rhetoric or stated goals.”
― Donella H. Meadows, Thinking in Systems: A Primer

Com uma visão sistêmica você entende que deveríamos considerar a cultura, princípios, valores, caráter, crenças aliado a essência do ser humano para compreender o que Aristóteles dizia há mais de 2.500 anos.

"O todo não é a soma das partes" – Aristóteles

Portanto, deve-se compreender a frase de Aristóteles considerando que o todo é maior, e também é diferente da soma de suas partes.

Conclusão

Quando estudamos o pensamento sistêmico, estudamos a ciência das relações e efeito de redes. A resolução de um problema de forma sistêmica sugere um investimento inteligente e estratégico de recurso e tempo, e o conhecimento de mais de uma matéria/disciplina.

Normalmente não se fala em estudar e praticar a assimilação das disciplinas, assimilar arte com a ciência, medicina com a gestão de produtos, filosofia com os modelos organizacionais.

Para que isso aconteça precisamos de algumas pessoas abertas para conversar em um ambiente de compartilhamento e aprendizagem onde a humildade reine.

Me diz aí o que você acha sobre o tema ✌🏼😁

Compartilhe com alguém que possa se beneficiar da informação.

#flywheel #thinkingsystems

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis