Product Managers são solitários. Ouvindo isso, sempre lembrava-me dessa frase:
“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe”.
- Clarice Lispector -
Será que realmente é necessário ser solitário?
Minha trajetória. Uma Gerente de Projetos em Produtos Digitais
Migrei da área de projetos para produtos, com isso, eu trouxe alguns vícios da minha rotina, como por exemplo, a responsabilidade de controlar recursos técnicos e pessoas (nunca chamei pessoas de recursos), planejar prazos, reportar entregas e ter muita, mas muita preocupação com o custo de cada coisa.
Sei que algumas responsabilidades são bem parecidas com a área de produtos, mas nos projetos em que trabalhei, eram principalmente realizados por consultorias de TI, modelos “body shop” de trabalho, projetos fechados de implantação e pós, de produtos maduros, onde eu estava do lado como consultoria, e em outros lugares, eu era um time interno de projetos que contratava o serviço.
Nesses contextos, eu tinha uma relação muito distante das pessoas, pois praticamente eram consultores que prestavam serviços. Minha maior preocupação era com a satisfação do cliente e o pagamento do projeto (realidade).
No mundo de projeto, tudo é bem dividido, principalmente porque as consultorias trabalham com várias frentes de negócio, que são precificadas de diferentes formas, onde muita grana é envolvida.
Quando comecei em produtos digitais, comecei errando muito.