O essencial para construir produtos digitais para quem não é Product Manager

Simples, mas diretos. Esses são alguns dos meus pontos iniciais para pessoas que não estão área de produtos, mas querem aprender mais sobre a disciplina.

O essencial para construir produtos digitais para quem não é Product Manager
Photo by Moritz Kindler / Unsplash

Simples, mas diretos. Esses são alguns dos meus pontos iniciais para pessoas que não estão na área de produtos, mas querem aprender mais sobre a disciplina.

Produtos digitais têm o potencial de mudar radicalmente como as pessoas conduzem negócios, se comunicam e interagem umas com as outras. Eles também têm o poder de desestabilizar indústrias existentes e criar novas oportunidades de mercado. Por isso que empresas "comuns" tentam colocar a tecnologia como seu principal motor de sustentação, inovação e geração contínua de resultados. Compreender como é possível construir e gerir produtos digitais extremamente relevantes para empresas de todos os tamanhos é uma das tarefas mais cobiçadas e difíceis atualmente.

Nesse texto, coloco de maneira sintetizada e clara alguns pilares essenciais que você, que não é ainda da área, precisa estudar e conhecer antes de entrar nesse mercado.

Foco no problema

Primeiramente entenda que a empresa não existe por causa do usuário, mas por causa do problema que esse usuário tem ao tentar satisfazer uma necessidade ou um desejo. Se o usuário não consegue resolver esse problema, ele simplesmente deixa de usar o seu produto. Portanto, o seu foco primário não deve ser no usuário, na solução, no software, ou na interface do produto, mas sim no problema. Entenda o problema, saiba suas causas e efeitos. Saiba como ele afeta diretamente o usuário e seu ambiente. Saiba quando ele acontece. Quando ele é resolvido. Quando o problema deixa de ser um problema. E só então você pensa na solução.

O usuário é só um vetor para conseguir as respostas. Com o usuário você entende e conhece o problema. Com o usuário você encontra e constrói a solução. O usuário não está no centro, mas ao seu lado.

Foco em resultado para a empresa

Em seguida, os produtos digitais devem ter um impacto nos resultados da empresa. Você não faz um produto para causar impacto no usuário. Você impacta o usuário para gerar resultado para empresa.

Idealmente, um produto digital deve aumentar os lucros do negócio, atraindo mais clientes ou gerando renda adicional para a sua empresa. Produtos digitais bem-sucedidos são fáceis de desenvolver, vender e usar.