Product Oversee

O básico super importante em uma entrevista para PM

Saber esses conceitos já é um grande passo para passar numa entrevista

Imagem de destaque de O básico super importante em uma entrevista para PM

Vagas e mais vagas surgem todos os dias para a posição de Product Manager e isso não é diferente na Vindi. Depois de receber muitos candidatos para entrevistas, percebi erros básicos mas que, pelo menos para mim e acredito que para muitas empresas, desclassificam automaticamente os candidatos. Por isso eu resolvi contar aqui para vocês os três principais pontos que tenho observado e que vocês devem fazer de tudo para evitar errar em uma entrevista para PM.

Conhecimento sobre o produto

Esse é o mais básico de todos, porque se você vai ser PM do produto dessa empresa, o mínimo que você pode fazer é tentar encontrar o maior número de informações possíveis sobre ele e se possível utilizá-lo (nem sempre é possível para B2B, por exemplo). É até meio estranho você ir para um entrevista sem saber o que o produto ou a empresa faz, porque isso demonstra falta de interesse real em trabalhar nessa empresa e a impressão que você passa é que está só em busca de dinheiro ou está perdido na carreira mesmo.

Conhecimento sobre o mercado

Você analisou o mercado antes de se candidatar? É um mercado em crescimento ou declínio? Quais são as principais oportunidades que você enxerga no curto, médio e longo prazo? É um mercado que te faz ter vontade de trabalhar?
Também é muito estranho que você vá para uma entrevista sem saber sobre o mercado porque simplesmente o seu papel é impactar o negócio e mais, você entraria num mercado totalmente em declíneo ou num mercado que não tenha nada a ver com você?

Saber profundamente sobre as habilidades e o papel de um PM

Uma pergunta que eu sempre faço nas entrevistas é "Qual a principal habilidade que um PM precisa ter para ser um bom PM?" e se o candidato não responder que é comunicação, isso já me gera um ponto de atenção muito grande quanto aquela pessoa saber o que é ser um bom PM ou não. Essa é uma das perguntas mais básicas e também das respostas mais básicas e mais batidas que tem. O PM tem que ter uma ótima comunicação verbal e escrita porque simplesmente tudo que ele faz envolve gerenciar expectativas tanto internas quanto externas e comunicar praticamente todas as áreas da empresa para gerar alinhamento constante sobre o produto e sobre o negócio. No final é quase tudo sobre comunicação.

Outra pergunta que eu faço, que também é super básica é "Qual é o papel de um PM na organização?" e essa não é uma resposta tão simples (mas é algo que um PM ou um aspirante a PM deve saber) mas ela pode ser bastante resumida, porque no final o PM é a pessoa que é capaz de impactar o negócio através da geração de valor para os usuários. Essa definição tem em vários livros e blogs. O começo para você ser um bom profissional em alguma área é você saber profundamente qual o papel que vai ter que desempenhar e quais habilidades você precisa ter para conseguir desempenhar bem esse papel.

Uma dica extra

Você pode e deve se tornar o entrevistador em alguma parte da entrevista. É muito desanimador quando eu pergunto para o candidato se ele tem alguma pergunta pra fazer e ele diz que não. Tem certeza que você não quer saber como é o modelo de trabalho na área de produto, como os times são organizados, como é o meu modelo de gestão, como vou te avaliar, como a empresa está indo, quais são os nossos principais desafios?

Se você realmente quer trabalhar numa empresa, tenha muito em mente porque você quer trabalhar lá e se prepare para a entrevista. Na Letter #28, o Diego mostrou possíveis perguntas para entrevistas de PM que você pode usar como um guia na hora de se preparar. Você tem certeza que está tomando as decisões certas? Você é o dono da sua carreira!

Referências: