Photo by <a href=Hanson Lu / Unsplash">
Photo by Hanson Lu / Unsplash

Não subestime produtos internos

Nunca subestime o contexto de um time de produtos internos

O ciclo inicial de uma startup geralmente segue um padrão: encontra uma dor ou necessidade do mercado, válida se essa dor ou necessidade realmente existe (o famoso product market fit) e aí, tendo um produto de alto impacto, começa a escalar.

Esse é um cenário de escala, muitas vezes exponencial, onde você passa de 100 clientes para 1000 em um curto espaço de tempo. O que acontece na maioria das empresas é que elas precisarão tapar o buraco das falhas do produto e dos processos, que em sua grande maioria são manuais, contratando mais e mais gente.

Existem dois problemas em movimentos assim: o primeiro é que você infla a operação e uma hora essa bolha estoura, resultando em demissões, porque ou acaba automatizando a maior parte das ações manuais ou precisa ganhar margem para abrir capital por exemplo (já vi isso acontecer, várias e várias vezes). O segundo é que com esse monte de processos manuais, a chance de errar é muito grande e aí a experiência da jornada do seu cliente com a empresa pode ir por água abaixo.

Aí você deve estar se perguntando: “Mas Pablo, se é fácil de prever que esse tipo de coisa vai acontecer, por que as empresas não se preocupam com produtos internos desde o começo da operação?

O principal motivo na minha opinião, é que é muito mais rápido escalar com pessoas, mesmo que o processo seja manual e não perfeito, permitindo que a empresa dobre ou triplique a cada ano, resultando na escala rápida da operação.

Vi poucas empresas pensando em produtos internos desde o momento que entenderam que tinham a possibilidade de escalar de fato, o que na minha visão é o momento ideal para justificar o investimento em um time dessa natureza.

Não tem escapatória… mas calma!

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis