O Uber atende com serviços e produtos uma série de atores que formam a sua plataforma e que potencializam seu efeito de rede. Sem dúvida, as duas pontas mais importantes são os que ele chamam de Earners e Consumers. Basicamente os Earners formam a ponta de oferta e os Consumers formam a ponta de Demanda.
A partir dessas duas pontas, o Uber cria todos os outros modelos de negócio do seu portfolio de serviços, principalmente os modelos de Delivery e Mobilidade, que compartilham os mesmos Earners e os mesmos Consumers. Por meio desse conceito que o Uber tenta realizar o plano de crescimento de retenção promovendo a recomendação de produtos e serviços diferentes ambos os lados da cadeia.
Earners
Um dos conceitos estratégicos do Uber é entregar vários tipos de alternativas de trabalho para que as pessoas gerem renda por meio da sua plataforma tecnológica.
A suposição aqui é que se oferecermos alternativas de geração de renda diferentes para as pessoas, essas pessoas ficarão mais fieis e retidas no nosso negócio. Imagine que entre as corridas com passageiros, o motorista pode aproveitar para fazer entregas. Contudo, o negócio não escalará se essa pessoa tiver que usar vários aplicativos para cada tipo de serviço que ela quiser atuar.
Então, uma das escolhas de estratégia de produto aqui, foi decidir por criar um experiência dentro de um único aplicativo.
Teoricamente facilitamos a vida dos Earners, conseguindo centralizar dentro de um mesmo aplicativo, oportunidades de fazer dinheiro, além de oferecer mais controle sobre a sua vida dentro da plataforma do Uber.