Lições de liderança do Sonic

Aprendendo algumas lições sobre liderança com o mascote mais adorado dos games.

Leia também: Lições de gestão do Batman - Aprendendo gestão com histórias em quadrinhos


Na história do marketing mundial, poucas mascotes marcaram tanto uma geração quanto o Sonic The Hedgehog. Durante a década de 1990, o ouriço azul foi o símbolo máximo da empresa de videogame SEGA e, durante anos, rivalizou em pé de igualdade com o Super Mario da gigante Nintendo.

Comparado ao italiano barrigudinho da concorrente, Sonic era muito mais veloz, decidido e, literalmente, corria atrás dos seus objetivos com muita determinação, características que, no mundo real, são essenciais para qualquer líder.

É verdade que, com o passar dos anos, os jogos do ouriço acabaram perdendo espaço no mercado e a SEGA não tem nem uma fração do brilho que tinha em tempos de outrora. Ainda assim, Sonic tem reconquistado muito de sua popularidade, especialmente após o lançamento do seu filme em live action em 2020, o qual ganhou recente uma sequência nos cinemas.

Apesar de seus jogos terem marcado a vida de muitos empresários de hoje em dia, quando ainda eram crianças viciadas em seus Mega Drives, o que muitas pessoas não percebem é que dá para aprender muito sobre liderança com o cânone do Sonic. Nesse sentido, destacaremos a seguir algumas lições que podemos absorver com o ouriço azul da SEGA.

1) NÃO FIQUE PARADO

Uma das principais características do Sonic é a sua paixão por velocidade. Na verdade, quando o seu primeiro jogo foi lançado, em 1991, um dos seus pontos fortes era justamente a rapidez com o qual o game fluía, especialmente se comparado com os seus concorrentes da época. Mesmo nos filmes, percebemos que Sonic é incrivelmente rápido e viciado em velocidade, não gostando de ficar parado.

No mundo dos negócios, um bom líder também não pode estar parado. É claro que, às vezes, como diz a sabedoria popular, a pressa pode sim ser inimiga da perfeição, mas em um mundo em constante mudança, estagnar em uma zona de conforto pode levar até a maior das empresas ao fracasso.

Portanto, um líder precisa, ainda que com cautela, agir com velocidade, tomar decisões de forma proativa e estar sempre um passo à frente.

2) TENHA SEMPRE BONS ALIADOS

Quando o jogo “Sonic The Hedgehog 2” foi lançado para Mega Drive, em 1992, os jogadores ficaram deslumbrado com a adição do Tails, uma raposa de duas caldas com habilidade de voar e que seguia Sonic ao longo do game, ajudando-o durante o percurso.

A inclusão desse novo personagem fez com que a jogabilidade ficasse ainda melhor. Agora, era possível jogar no seu Mega Drive junto com um amigo de forma cooperativa, onde ambos iriam trabalhar em conjunto para alcançar os objetivos e derrotar o vilão Dr. Robotnik. Um líder de uma empresa também precisa ter um pessoas de confiança para lhe ajudar. Sonic continuava sendo o protagonista dos jogos, mas, sem a ajuda de Tails e de outros companheiros, a sua jornada seria muito mais árdua. Uma boa equipe é fundamental no sucesso de qualquer líder, já que é ela quem irá trabalhar para alcançar os objetivos definidos, sob a sua orientação e supervisão. O gestor de uma empresa deve conseguir motivar os seus colaboradores para que o sigam de forma determinada, assim como Tails segue Sonic.

3) NÃO TENHA MEDO DE CORRER À FRENTE

Proatividade é uma característica importantíssima para um líder. Não ter medo de ir à frente e enfrentar os desafios, assumindo as consequências pelos seus atos e dando segurança à sua equipe, garante muito mais engajamento por parte dos seus colaboradores. Nos seus jogos, Sonic sempre vai à frente de Tails e de seus outros companheiros, recebendo sempre os primeiros golpes.

Infelizmente, alguns líderes não são como Sonic, mas sim como o seu concorrente, o Super Mario, que por várias vezes jogava deliberadamente o seu companheiro Yoshi no precipício para poder dar um salto maior e se salvar. São gerentes e diretores que não assumem os seus erros e, o que é ainda pior, culpam a sua equipe por falhas que claramente foram da sua gestão.

Se inspire no Sonic e lidere a sua equipe sem medo de ir à frente. Talvez você possa ser atingido algumas vezes, mas garanto que terá uma equipe muito mais engajada e motivada.

4) SEJA ORIGINAL E EVITE IMITAÇÕES

Após inúmeras derrotas, Dr. Robotnik, o vilão principal dos jogos, desenvolve um robô chamado “Metal Sonic” com o único intuito de derrotar o nosso protagonista. A invenção possui uma aparência muito semelhante à de Sonic e, basicamente, os mesmos poderes, incluindo a super velocidade. Ainda assim, em todas as suas batalhas, o Sonic original sai vitorioso.

Isso nos faz refletir sobre uma característica muito importante na liderança e no empreendedorismo: a originalidade.

No mundo dos negócios não existem fórmulas mágicas. Obviamente, estudar o que os seus concorrentes estão fazendo é fundamental para conhecer os seus pontos fortes e fracos, de modo a aprimorar a sua estratégia. No entanto, simplesmente copiar o que outra empresa está fazendo raramente dá certo no longo prazo.

Um líder precisa ser original, desenvolver o seu modelo de liderança com base no seu próprio background e nas características da sua equipe e do seu mercado e não tenta criar reproduções baratas de modelos de sucesso, como fez o Dr. Robotnik ao construir Metal Sonic.

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
faleconosco@productoversee.com
Inscreva-se