Photo by <a href=Sandeep Singh / Unsplash">
Photo by Sandeep Singh / Unsplash

Fricção: onde o simples fica complicado e o complicado, impossível

Entendendo como a fricção potencializa a transição entre os ambientes simples e complicado

Uma empresa é uma interação entre organizações humanas. É competitivo, altamente dinâmico, complexo e arriscado. É baseado no comportamento humano individual e coletivo, e conduzido entre organizações que são complexas por si só. Não tem característica determinística, por isso é incerto e evolucionário. Criticamente e de uma forma que nós negligenciamos, uma empresa é fundamentalmente uma atividade humana. — Bungay, Stephen. The Art of Action.

A definição de negócio que Bungay nos traz em seu livro tem conceitos importantes sobre uma organização e que se não entendemos, fazemos de nossos dias de trabalho, verdadeiros relentos do acaso, simplesmente pela existência de elementos de fricção em nossas vidas.

A inerência da fricção na vida

Para explicar o conceito de fricção presente em nossas vidas, vamos ver o exemplo que Bungay nos mostra em seu livro

Imagine um viajante que decide, um pouco antes do cair do dia, continuar sua viagem para alcançar ainda mais dois pontos de parada, o que daria mais umas 4 ou 5 horas de viagem, alugando um cavalo na sua próxima parada, nada muito exagerado para o seu dia. Ele então chega na próxima parada e descobre que não há cavalos disponíveis ou só cavalos que não aguentariam a viagem; ele então continua a pé e vê a sua frente uma região montanhosa e com trilhas que estão em ruínas; acaba escurecendo, e depois de horas e todas as suas provações, o viajante fica satisfeito por chegar no seu destino final e conseguir um lugar miserável para ficar.

Você já foi viajar e chegou no lugar e acabou não gostando do hotel? Talvez o café da manhã decepcionou? Ou os funcionários não são educados? Não tinha toalha de banho? A cidade não é tão incrível assim? Choveu todos os dias? Mesmo você tendo olhado as fotos do lugar, lido diversos artigos em blogs de viagem, conversado com seus amigos antes, um monte de coisa não saiu como esperado?

Isso é fricção e a menos que você possa controlar todas as variáveis para criar um futuro exatamente do jeito que você quer, o máximo que podemos fazer é mitigá-la, mas nunca acabar com ela.

Basicamente, fricção é a totalidade de incertezas, erros, acidentes, dificuldades técnicas, imprevistos e seus efeitos nas decisões, moral e ações e em ambientes complexos, ela é aumentada e muito.

Empresas como sistemas complexos

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis