No contexto complexo do ambiente digital, para geração de produtos de programas, sites e aplicativos. Era necessário a figura de uma profissional expert na programação, com o tempo isso vem cada vez mais sendo facilitado por ferramentas (softwares) , onde precisa de conhecimento básico de programação ou nenhum. Exponencializando a oportunidade de geração de produtos está disseminada em todas as idades, áreas de negócio de forma bem simples e intuitiva, e esse assunto que é explorado neste artigo.
Até o momento existia muita complexidade para a criação desses produtos, onde somente pessoas especializadas com conhecimentos em “ programação códigos” poderiam escrever ou até mesmo interpretá-los para conseguir alcançar o objetivo de ter um produto digital. Nesse ambiente digital a figura do “programador/desenvolvedor”, atualmente mais como ‘DEV’, é a pessoa principal, que tem o conhecimento da linguagem de programação, que poderá ser escrita onde o computador irá compreender e gerando assim o resultado esperado, pelo seus usuários e/ou clientes.
Ainda comentando o ambiente complexo, temos a “sopa de letrinhas” de linguagens de programação. Assembly, Fortran basic, clipper, pascal, cobol, .net, asp, java, go , ruby rails, php e vários frameworks de linguagens, entre muitas outras.
No início tínhamos a linguagem de baixo nível (onde se trabalhava com registros e ponteiros de forma mais próxima ao hardware) , onde tínhamos um nível de complexidade maior de entendimento e praticamente somente as pessoas programadoras, como assim chamadas, escreviam os códigos, e inicialmente existia nesse momentos livros de programação , ou cds, (limitando o acesso das pessoas ao aprendizado), nesse tempo os produtos finais eram os programas e com alta curva de aprendizado.
Atualmente, pessoas programadoras criam camadas com o tempo, ou seja , facilitou-se a forma de escrita, com isso cada vez mais pessoas adquirem acesso, maior compreensão de leitura e escrita dos códigos, diminuindo a curva de aprendizado. Juntamente com os sites, vídeos e aulas onlines.Com esse poder de aprendizado, a velocidade de camadas implementadas tiveram um crescimento exponencial.
Ferramentas no-code: a democratização da tecnologia para todos
Hoje temos uma quantidade de camadas muito grande de programação, já feita entre o produto que o cliente vê, e o hardware que processa esses dados. Chamamos de framework, que ajuda com funcionalidades prontas para os desenvolvedores. Esses mesmos desenvolvedores , aumentam esse nível de camada não sendo necessário por parte do usuário escrever o código (codificar), para criar seu site ou app. Esse nível de camada na programação, criam as ferramentas no-code.
Essas ferramentas são a democratização da tecnologia para todas as pessoas, não exigindo:codificação, conhecimento de linguagem, necessidade de procurar servidor de hospedagem e conhecimento em banco de dados. Dessa forma, qualquer pessoa independente da sua área conseguirá de forma rápida e simples aprender a ferramenta e construir seu próprio produto, não precisando da obrigatoriedade de ter a figura de uma passa desenvolvedora.
Essas ferramentas no-code, vem por finalidade principal ajudar pessoas a construir suas aplicação e de forma realmente simples, aumentando a curiosidade e despertando o interesse pela sua baixa curva de aprendizado, e velocidade com que temos prévias deste produto muito rápida, tornando mais fácil qualquer modificação que deseja ser realizada pelo usuário. Atualmente todas essas ferramentas são on-line, com isso não há necessidade de instalação de qualquer novo produto no computador, podendo ser feito em qualquer um.