Estratégia de Negócio e Produto do Roblox

Entendendo sobre a estratégia e o negócio do Roblox

Você pode ver os outros artigos dessa série aqui:


Navegação rápida:


Eu não sei você, mas eu gosto de jogos eletrônicos. E gostar não quer dizer que eu tenha habilidades fora do comum. Depois de uns 2 anos eu cheguei no máximo em Diamante 3 no Lolzinho (LoL Wild Rift). Meu Xbox está parado mais tempo do que eu gostaria, mas ainda espero o lançamento SFVI ano que vem. Eu tenho um Switch também, no qual aprendi a adorar o Dead Cells e qualquer outro jogo Roguelike. Mesmo assim, eu jogo menos do que eu jogava na minha adolescência. Menos do que eu realmente gostaria.

Embora algumas novas dinâmicas de jogabilidade surgiram nos últimos anos, o que mudou mesmo foi a tecnologia, que facilitou a criação de jogos mais performáticos e acessíveis. Se antes os desenvolvedores precisavam fazer cálculos malucos para tentar reproduzir reflexão de luz em objetos, pessoas e elementos do ambiente, hoje, o Ray Tracing (que já era usado no cinema a muito tempo) é hoje pesadamente usado em todos os engines de jogos.

Mas nem todos os jogos ganharam notoriedade devido à sua alta capacidade gráfica, mas sim pela sua forma de interação, e principalmente por virarem uma plataforma. E esse é o caso do Roblox.

Surgimento do Roblox

Talvez você ache que o Roblox tenha surgido só nos últimos 10 anos. Mas, na verdade, ele tem evoluído desde 1989. A ideia do Roblox não é só ser um jogo, mas um ambiente de se conectar e compartilhar experiências. Não é só um "jogo multplayer", mas uma plataforma para que as pessoas se conectem e expressem sua liberdade e criatividade.

O Roblox se tornou muito mais popular entre os jovens. E isso tem um motivo: ele basicamente quebra a fórmula de que um "jogo" deve ter um objetivo claro, uma missão a ser cumprida, com uma receita fechada. A base do Roblox é exatamente o relacionamento entre as pessoas de forma mais imersiva possível. Tudo o que é criado no Roblox gira em torno desse relacionamento.

Ambição vencedora

David Baszucki é o CEO e fundador Roblox e diz que a empresa está criando há 15 anos uma nova categoria de negócio, baseado em um novo formato de comunicação, possibilitando relações e compartilhamento de histórias.

Algumas empresas focam em inovação e outras empresas focam em execução. Mas no Roblox eles acreditam que precisam fazer os dois para alcançar a visão de terem 1 bilhão de MAU (um bilhão de monthly active users na plataforma).

Eles querem mudar a forma com que contamos histórias. Eles entendem que contar histórias faz parte da experiência natural humana, mas que começamos só agora a entender a como contar histórias sem estar em volta de uma fogueira. Nós inventamos a pintura, onde podemos contar histórias para um punhado de gente. Mas para contar histórias para mais pessoas e de forma descentralizada, nós inventamos a escrita. Começamos a distribuir livros e a forma de contar histórias começou a expandir. Mas ainda continuamos a procurar maneiras de contar essas histórias de forma mais interativa, e daí vem a fotografia. Então, colocamos imagens em movimento e áudio juntos, em um mesmo formato, com a criação dos filmes.

Mas existem duas coisas que não podemos fazer quando vamos assistir um filme: não podemos participar do filme com os nossos amigos e não podemos nos comunicar dentro daquele filme. O filme, nesse contexto, ainda é algo estático.

O mundo tem tentado usar a tecnologia para se comunicar a distância há bastante tempo. Daí vem os correios, o telégrafo, o telefone... mas ainda assim tudo isso não é suficiente para se expressar totalmente. Então, a tecnologia deu um jeito de colocar duas ou mais pessoas conversando por meio de vídeo e áudio, ao vivo, o que possibilitou a realização da comunicação ao vivo e a distância. Mas de novo, eles acreditam que ainda existe uma camada de evolução que ainda está por vir, e que envolve uma simulação 3D imersiva.

E essa simulação imersiva é o que eles estão aprimorando com o passar dos anos no Roblox.

A ambição deles é criar a possibilidade de fazermos as mesmas atividades que fazemos na vida real, nesse ambiente online, comunicativo, imersivo e dinâmico, muito melhor do que podemos fazer em vídeo, ou em qualquer outra tecnologia de comunicação criada até aqui.

Veja bem: se você acha que o Meta do Zuck é o futuro, para mim, você está errado. O Roblox está a anos-luz à frente do Meta. Minha principal hipótese: o Roblox está evoluindo em fases. Em vez de criar imediatamente uma tecnologia disruptiva transformacional, que ninguém ainda sabe a utilidade ou como realmente é aplicável na vida real (estou olhando pra você também Google Glass), o Roblox está começando por uma base comum, que qualquer pessoa entende para que serve AGORA (ainda entretenimento e comunicação).

Para que essa ambição se torne realidade, eles têm um grande caminho. Vamos tentar destrinchar como eles atuarão nesse campo de visão.

Onde atuar

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis