A quantidade de coisas que dá para fazer com o ChatGPT é impressionante, é quase viciante. Confesso que lá no começo eu estava cético, até demorei mais do que devia para começar a utilizá-lo (e se você não começou ainda, está mais que atrasado).
Me lembro de nos primeiros dias as respostas que o GPT me dava eram todas ruins. E o motivo para isso estar acontecendo certamente não era que ele não sabia o que eu estava perguntado, mas sim que eu não sabia perguntar direito.
Dominar prompts é uma habilidade que possivelmente será muito cobrada daqui para frente. Por isso, entender como escrever bons prompts vai te ajudar a elevar o seu nível no ChatGPT, te fazendo extrair muito mais da ferramenta.
De tudo que estudei até agora, listo aqui para vocês os meus principais aprendizados com prompts que podem ajudar vocês a subirem de nível no ChatGPT.
Entenda a estrutura dos prompts
Existe uma forma mais otimizada de escrever prompts, que você pode seguir para conseguir melhores respostas. A estrutura é a seguinte:
Tópico: O assunto que eu quero abordar
Público: As pessoas que eu quero impactar
Objetivo: Qual o resultado que eu quero obter
Exemplo:
Tópico: O impacto da IA no futuro do trabalho
Público: Executivos e gestores de negócios em diversas indústrias
Objetivo: Informar e educar o público sobre as maneiras como a IA está transformando o mundo do trabalho e oferecer insights sobre como as empresas podem se adaptar e prosperar nessa nova era de automação.
Sempre que conseguir, siga essa estrutura, porque quanto mais específico e claro você é, melhores serão as respostas que você irá receber.
Além disso: