O modelo de negócio de empresas de tecnologia se baseia em duas bases principais: primeiro no modelo de plataforma, que muda a forma com que o gatekeeper orquestra todo o pipeline de produção de valor e segundo no efeito de rede que essa plataforma consegue criar a fim de potencializar seus negócios.
O efeito de rede é uma alavanca eficaz para que as empresas possam retroalimentar as pontas que formam da sua plataforma, criando vantagens em seu mercado e consequentemente aumentando o valor do seu negócio.
Mas, o mesmo efeito de rede que pode criar hyper growth do produto, pode ter o mesmo efeito, só que ao contrário.
Isso se chama efeito de rede negativo, onde a empresa ou o produto entra em um vortex perigoso e difícil de controlar.
Lembrando rapidamente o que é o efeito de rede
70% do valor criado em tecnologia desde 1994 tem sido dirigido pelos efeitos de rede. Network Effects ou Efeitos de Rede se forma num cenário que quanto mais usuários um produto ou tecnologia tiver, maior o valor que essa tecnologia, serviço ou produto entregará para os outros usuários que já estão na rede.
Fica muito mais claro de entender quando você estuda os modelos de negócios de produtos como o Uber, Mercado Livre, AirBnB, Twitter, Facebook e praticamente qualquer outro serviço online atual.
O efeito de rede é usado sobretudo para criar defesas competitivas da empresa.