É preciso saber programar para atuar na área de produto?

Definitivamente não é uma das habilidades mais importantes para uma PM

Preciso ter ou não background técnico?

Essa é uma das principais dúvidas de quem está pensando em migrar para área de produto. E ao buscar por essas respostas,  as pessoas encontram várias informações distintas,  que confundem ainda mais a cabeça delas.

Há quem diga que é necessário sim ter um background técnico, mas há quem diga ao contrário também, e ainda há os milhares de requisitos cobrados nas vagas. Então o que pensar? Precisa ou não ter um background técnico?

Bem, a proposta desse post não é apontar quem está certo ou errado, mas trazer a minha experiência, e a partir disso você pode tirar sua própria conclusão.

Eu não tenho background técnico e agora?

Pois é,  eu sou formada em Direito e tenho MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Provavelmente deve ter surgido a dúvida de como cheguei em produto, mas vou deixar isso para outra oportunidade, só mencionei minha formação para ratificar a ausência de background técnico.

Esse não é um fator determinante na minha rotina como Product Owner (sorry recrutadores que cobram isso ou pessoas que pensam ao contrário), mas, é a mais pura verdade. É muito mais determinante a minha habilidade de comunicação, a minha capacidade analítica ou ainda, a empatia e resiliência para gestão de conflitos com os stakeholders.

Isso não quer dizer que o conhecimento técnico em programação seja dispensável, apenas que ele não é essencial. Na prática, no dia a dia, surgem dúvidas sim, sobre alguns termos ou funcionamento, e sabe o que faço? Digo que não sei ( o que parece extremamente difícil para algumas pessoas)  e pergunto para o Tech Lead ou os outros Devs, que prontamente me explicam da melhor forma, via chat ou em calls rápidas. Isso porque, não é necessário que eu saiba toda a lógica de  programação, mas que entenda o suficiente para avançar.

Eu construí uma relação de confiança com os Devs,  estou sempre disponível para sanar quaisquer dúvidas deles em relação ao produto, mantemos um canal aberto, então ao contrário também pode acontecer. Eles não precisam saber de tudo e muito menos eu, backgrounds diferentes, essa é a riqueza de um time.

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
faleconosco@productoversee.com
Inscreva-se