Duas culturas antagônicas

Oportunidades de inovação só existem se a empresa estiver pronta para dedicar tempo, mas se dedicarmos 100% do tempo apenas para inovação, não conseguimos fortalecer o que já existe

Eu passei muito tempo da minha carreira perdendo tempo com uma coisa muito simples: para mim o produto deveria evoluir, sempre. Diversas vezes eu ficava irritado com "top down" ou com a falta de visão de médio prazo que os stakeholders tinham. Ficava irritado por ter que trabalhar apenas no curto/curtíssimo prazo e não conseguir pensar pra fazer as coisas com calma.

Hoje, eu sei que o problema estava mais comigo do que com o resto. Obviamente teve ocasiões e empresas que passei que todo mundo tava perdido mesmo e "é isso aí, toca seu cavalo e vamos ver no que vai dar". Mas em outras vezes eu não enxergava que existem duas culturas antagônicas que devem ser gerenciadas dentro das empresas: descoberta e exploração.

Explore e Exploit

Vou preferir usar os termos em inglês, pois Explore e Exploit em português querem dizer a mesma coisa. Mas os dois termos são bem diferentes. Em Explore significa procurar, descobrir, encontrar o modelo ou a hipótese que poderá ter sucesso, ou seja, que consiga ter o menor risco de inovação e maior retorno esperado. Já o Exploit tem a ver sobre se aproveitar do que você já tem, procurar crescimento, growth.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante você tem acesso à todos os conteúdos exlusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Entre aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis