Dicas para fazer uma boa reunião

A melhor reunião é não ter reunião

Um dos principais papéis do product manager é se relacionar com outras áreas de modo que ele consiga conectar todos os pontos para que a tomada de decisão aconteça. Sendo assim, fazer reuniões é, inevitavelmente, rotina de quem trabalha com gestão de produto.

Já que faz parte da rotina e que provavelmente o PM irá gastar muitas horas de sua semana falando com outras pessoas, vou deixar aqui algumas dicas que uso no meu dia a dia para conseguir ter boas e efetivas reuniões e assim, conseguir aproveitar melhor o tempo na busca de avançar na tomada de decisão.

Defina o objetivo da reunião

Essa é a dica mais importante de todas. Definir o objetivo ou seja, ter clareza do output que você está esperando, é a coisa mais fundamental de se fazer antes de criar a reunião e chamar as pessoas.

Poderíamos parar esse texto aqui mesmo. Sem o objetivo da reunião as outras dicas se tornam irrelevantes e muitas delas, nem são possíveis de serem executadas sem isso.

Se você precisa que uma decisão seja tomada na reunião, programe a dinâmica da sua reunião para que isso aconteça. Se você precisa obter novas informações e outros pontos de vista, faça as perguntas certas.

Não entre numa reunião sem ter clareza do que você quer que aconteça ao final dela.

Substitua a reunião por uma thread no slack (ou email)

Depois de entender o que você quer atingir, a melhor coisa a fazer é entender se você não pode substituir a reunião por uma thread no Slack (ou um email).

Esse conteúdo é para pessoas inscritas no portal

A inscrição é gratuita e te dá direito a ter nossa newsletter às quartas e os conteúdos abertos no site. Masss você fica sem uma série de outros benefícios gratuitos para assinantes, como a nossa newsletter exclusiva às sextas, nossos eventos e meetups.


Já é inscrito? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis