Devs, não digam que vocês são fullstack

A maioria não sabe o que está dizendo.

Devs, não digam que vocês são fullstack
Photo by Hack Capital / Unsplash

Devs, não digam que vocês são FULLSTACK. Vocês SEMPRE tem uma vertente que vocês são mais confortáveis ou que conhecem melhor. Então, fica muito melhor você dizer que é back-end ou front-end.

Ou, digam que simplesmente são desenvolvedores. Mas eu só entraria nessa se você realmente manjar MUITO de front-end E back-end (além de outros pontos adjacentes como infra, banco, devops etc).

Além disso, o termo fullstack já ficou tão banalizado que não quer dizer muita coisa hoje. Não adianta dizer que é fullstack e não conseguir avançar até o final com uma tarefa que envolve back-end + front-end. Se vai precisar pedir ajuda com CSS, ou se vai pedir ajuda para fazer coisas de banco de dados.

E para os iniciantes: um dos motivos da baixa qualidade de profissionais de desenvolvimento hoje, é essa mania de tentar aprender tudo de tudo. No momento desse aprendizado, FOCO é tudo. Se foque em um assunto, em uma vertente, e extraia TUDO o que for necessário para você conseguir se rotular (ou te rotularem) como um SENIOR... Sim, isso vai levar tempo. Mas você precisa de tempo e foco para se tornar uma pessoa acima da média dali alguns anos.

Se você tem 20 anos, relaxa. 5 anos focado em front-end e depois adicionando mais uns 5 de back-end, te transforma em um profissional de 10 anos acima da média. Muito mais valioso que o profissional de 10 anos, que tentou aprender 30% de tudo que via para dizer que é um fullstack.

Tirando uma opinião de lado e levando mais para parte prática: falar que é fullstack, não se restringe apenas em front-end e back-end. Fazer CSS, com React e aprendendo Java, subindo infra na AWS... Um desenvolvedor Fullstack, é aquele que sabe realmente as entranhas de como as coisas funcionam.

Nem sei quantos devs eu já entrevistei na vida, mas pouquíssimos deles, talvez eu conseguiria contar nos dedos de uma mão, conseguiam dizer com um certo nível de detalhes, pelo menos uma ordem coerente, o que acontece de forma técnica a partir do momento que o usuário digita a URL e aperta enter.

O livro do Pothix, Desconstruindo a Web (se você fala que é fullstack e não leu, já tá errado), fala muito tecnicamente sobre isso. E não é só falar até o momento que a requisição bate no servidor e volta. Não é só dizer handshake e se achar o bruxão da computação. Pelo contrário.

Além disso, há uma parte de softskill, que para mim, é pouco trabalhada ainda hoje nos devs. Eles acham que basta melhorar o relacionamento interpessoal, mas não é. É excepcionalmente raro encontrar devs capazes de se integrar instantaneamente a qualquer projeto em qualquer empresa, gerando valor imediato.

Esses profissionais são extraordinários por que invariavelmente possuem algumas qualidades essenciais:

  • Mentalidade de Engenharia: A capacidade de decompor problemas complexos em componentes menores e abordá-los com uma metodologia sistemática e estruturada. Um dev fullstack, quer entender muito de tudo, porque ele é um detetive incansável em saber mais sobre o problema. Depois, ele usa o seu repertório vasto para construir uma solução.
  • Fluência Interdisciplinar: A habilidade de transitar confortavelmente entre diversos campos tecnológicos conforme necessário, geralmente baseada em uma sólida compreensão das ciências fundamentais, principalmente matemática. Eu sou ruim demais em matemática e lógica, nunca consegui de verdade desenvolver direito por causa disso. Talvez por que sempre pendi pro lado mais de design e gestão.
  • Mentalidade de Crescimento: A confiança para enfrentar tarefas desafiadoras combinada com a humildade para buscar ajuda quando necessário, reconhecendo cada experiência como uma oportunidade de aprimoramento.

Desenvolvedores que reúnem esta rara combinação de habilidades são verdadeiros catalisadores de inovação e eficiência, capazes de agregar valor significativo em praticamente qualquer ambiente tecnológico.

Deixe que as pessoas te rotulem como um dev fullstack, ou um dev de valor. Não você. Faz mais trabalhe como se isso fosse uma consequência e não o resultado.