Photo by <a href=Hudson Hintze / Unsplash">
Photo by Hudson Hintze / Unsplash

Desmistificando API como Produto

Pouco se fala, mas é inegável a presença de APIs no contexto de criação de produtos e serviços digitais.

Pouco se fala, mas é inegável a presença de APIs no contexto de criação de produtos e serviços digitais.

APIs, ou Aplication Programming Interfaces, são ferramentas que permitem que diferentes sistemas e aplicações se comuniquem e compartilhem dados entre si.
Fonte: Storyset by Freepik

Certamente, ao longo da sua carreira como um profissional de produtos, você já se deparou com a necessidade de usar alguma API para entregar valor ao cliente, seja de um serviço interno ou mesmo de empresas e produtos de mercado. A ideia aqui é trazer um pouco mais de informação sobre como pensar em um produto cujo canal de entrega de valor é baseado em APIs.

Ao criar um produto deste tipo, é importante levar em consideração que o desenvolvedor também pode ser um cliente potencial. Ele será responsável por integrar o produto em sua aplicação ou plataforma, e por isso é fundamental considerar suas necessidades e expectativas. Neste caso, a visão de cliente deve ser ampliada para incluir esses profissionais na lista de potenciais usuários do produto.

Abaixo, listo o que considero os principais pontos a serem considerados quando estamos trabalhando para disponibilizar um produto de API ou na construção de uma plataforma:

Esse conteúdo é para pessoas inscritas no portal

A inscrição é gratuita e te dá direito a ter nossa newsletter às quartas e os conteúdos abertos no site. Masss você fica sem uma série de outros benefícios gratuitos para assinantes, como a nossa newsletter exclusiva às sextas, nossos eventos e meetups.


Já é inscrito? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis