“Depende”: a resposta favorita dos product managers e porque precisamos parar de usá-la

A importância da tomada de decisão na gestão de produto.


"Quais oportunidades deveríamos explorar agora?", perguntou o designer. "Depende… a hipótese x parece ter um total addressable market maior, mas está mais distante da nossa proposta de valor principal e exigiria um reposicionamento, enquanto a y se encaixaria bem na nossa proposta de valor atual, mas provavelmente seria mais difícil de diferenciar no mercado", respondeu o PM.

"Qual experimento deveríamos priorizar na próxima sprint?", perguntou o gerente de engenharia. "Depende… um deles é mais simples de implementar e testar, mas teria um impacto menor nos nossos números, enquanto o outro tem um potencial de impacto 60% maior, mas também envolveria mais tempo e risco do lado da engenharia", respondeu o PM.

"Como esse módulo novo impactaria a receita da empresa?", perguntou o diretor financeiro. "Depende… se seguíssemos a estratégia de upsell com clientes engajados, poderíamos melhorar em até 20% o LTV da nossa base atual, mas se fôssemos mais agressivos na aquisição de novos clientes, também poderíamos gerar linhas de receita em segmentos completamente novos", respondeu o PM.

"Com quais mercados esse produto tem mais fit?", perguntou o executivo de vendas. "Depende… com PMEs, o principal valor percebido é a eficiência de custos e o ganho operacional, enquanto pra grandes empresas é importante destacar também a facilidade de integração externa e as ferramentas de auditoria nativas que oferecemos", respondeu o PM.

Como nos exemplos acima, você já deve ter entendido que muita coisa no dia a dia de um PM depende de uma série de variáveis. Quais problemas dos nossos usuários vamos explorar, quais hipóteses e features vamos testar, quais estratégias de go-to-market vamos implementar… nas quatro respostas acima, por exemplo, não existe estratégia certa ou errada per se – mas existe, sim, estratégia certa ou errada para cada contexto.

Esse conteúdo é para pessoas inscritas no portal

A inscrição é gratuita e te dá direito a ter nossa newsletter gratuitamente e os conteúdos abertos no site. Masss você fica sem uma série de outros benefícios gratuitos para assinantes, como nossos eventos e meetups.


Já é inscrito? Entre aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis