Photo by <a href=Brooke Cagle / Unsplash">
Photo by Brooke Cagle / Unsplash

Construindo bons relacionamentos como Product Manager

Uma mistura de conexão, rapport e autenticidade

Como se constrói bons relacionamentos no trabalho para criar oportunidades pro produto? Essa foi uma das perguntas que recebemos no fórum Q&A da Product Oversee e que me fez resgatar um pouco da minha carreira e como construí relacionamentos de valor ao longo desses últimos anos.

Você já parou para pensar como estabeleceu suas relações com as pessoas ao longo de todos esses anos? Tente refletir por alguns segundos como surgiu a amizade com sua melhor amiga e em como essa relação foi crescendo e se mantendo sustentável. Ou até mesmo como surgiu o interesse na pessoa que hoje é o(a) parceiro(a) de vida. Há algum elemento em comum em todas essas relações?

Quando resgatamos o significado da palavra relacionamento, temos a seguinte definição: ato de se relacionar, de estabelecer uma ligação, uma conexão com algo ou alguém…

Note que nessa definição, há duas palavras muito importantes para termos em mente quando falamos de relacionamento: ligação e conexão.

Você já tentou manter amizade com alguém que não houve conexão? E dividir uma vida de casado com alguém sem conexão, sem ligação? Difícil, né?

Quando falamos de ambiente corporativo, precisamos tirar um pouco a emoção de lado, afinal, nossa relação muitas vezes não é nada íntimo e nossa conexão com colegas de trabalho precisa ser em prol de um objetivo: a continuidade do negócio, a geração de caixa, o crescimento da empresa e a satisfação dos nossos clientes.

Mas afinal, como posso construir bons relacionamentos no ambiente corporativo?

A resposta mais simples é criando conexão com as principais pessoas envolvidas no seu processo de trabalho e aqui que eu quero explorar mais para ajudá-los.

No final de 2018, encontrei o TED Talks da Carla Harris, Executiva Sênior do Morgan Stanley, chamado 'How to find the person who can help you get ahead at work?' denominando essa pessoa de patrocinador. É a pessoa que vai gastar o capital social e político por e com você, para defender o seu trabalho e tudo que está realizando, ajudando-o em todas as questões do negócio, mas principalmente, em suas promoções.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis