Como construir uma boa relação com a pessoa de design?

O papel das pessoas que gerem produtos é uma intersecção entre responsabilidades. Uma dessas intersecções é com quem cria a experiência do usuário de fato.

Recentemente tive a honra de participar de um #bomdiaux para conversar com o Rafael Burity e Rodrigo Lemes sobre “Como funciona a relação da pessoa de produto e pessoa de design?

Gostaria de continuar a conversa aqui a partir da seguinte pergunta: No que a pessoa designer de produto precisa da pessoa gerente de produto?

A pessoa de designer de produto precisa que a pessoa de produto mostre o direcionamento, dê visibilidade das métricas, objetivos e alinhe o contexto do negócio e do produto. Além do envolvimento dela em discussões sobre esses temas.

A construção de uma ótima relação entre ambos os personagens passa pelo entendimento da responsabilidade de cada um e da confiança na capacidade que o outro tem.

Além do entendimento da responsabilidade que cada um tem, é preciso confiar na capacidade do outro em fazer o seu papel.

Assim como a pessoa de designer de produto precisa confiar que a pessoa de produto vai dar o direcionamento, setar contextos, alinhar objetivos e compartilhar resultados, cabe a pessoa de produto confiar que a pessoa de designer de produto após ter o direcionamento, os objetivos alinhados e os resultados compartilhados vão ajudar alcançar os objetivos definidos.

É uma construção diária, assim como em todo relacionamento.

Basicamente a pessoa de produto tem que envolver mais a pessoa de designer de produto nas definições e análises, isso cria uma relação de confiança e alinhamento entre ambos.

Isso serve também para a pessoa de tech tá? Mas como estamos falando sobre a pessoa de designer de produto…

Como disse anteriormente, entre tantas reuniões inúteis que temos, marcar uma sync semanal com a pessoa de designer de produto para compartilhar os resultados atualizados, hipóteses sobre o que levou a esses resultados é uma prática que traz muitos benefícios.

Não só fazer um miro e compartilhar o link, essa troca de ideias e visões precisam existir!

E de novo, caso no seu contexto você tenha uma tech lead presente, inclua ela nessa troca.

-–

📍 Lição prática do textão que não decide paredão: envolva as pessoas de designer de produto nas análises semanais ou diárias, além da sync crie um grupo no slack para compartilhar os resultados e ir trocando com ela, além dela se sentir mais parte do produto ela pode ajudar trazendo novas formas de pensar, investigar possíveis quedas ou comportamentos estranhos.

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
faleconosco@productoversee.com
Inscreva-se