Na tentativa de se manter relevante, o Clubhouse está se reinventando como aplicativo de mensagens de áudio. Conheça a funcionalidade Backchannel e novas formas de monetização.
Depois de bombar durante o isolamento social em 2021 com salas de áudio baseadas em temas e comunidades, o Clubhouse viu sua popularidade cair exponencialmente: no fim de 2021, já havia uma queda de 66% no número de downloads. Isso ficou ainda mais acentuado depois que o Twitter lançou o Spaces, suas próprias salas de áudio que até hoje são bastante utilizadas na rede social de Elon Musk.
Mesmo assim, a plataforma continuou evoluindo e trabalhando em novos produtos e funcionalidades. Na última semana, uma nova versão do Clubhouse foi anunciada, com aprimoramentos nas salas de áudio, nova forma de monetização para criadores de conteúdo e funcionalidade para envio de mensagens de áudio privadas. Conheça as novidades neste artigo!
Backchannel - mensagens de áudio privadas entre amigos
Segundo post publicado no blog da empresa, o Clubhouse foi redesenhado para que ele se torne cada vez mais um aplicativo de mensagens de áudio assíncrona, não limitando o seu uso apenas para conversas ao vivo.
Por concorrer com o próprio WhatsApp e outros aplicativos de mensagens, a abordagem do Clubhouse está centrada no argumento da facilidade para se comunicar com amigos ao longo do dia e conhecer novas pessoas.
Na prática, ao abrir o aplicativo, os usuários verão não apenas as salas que estão ao vivo, mas também toda a lista de amigos que estão na plataforma, permitindo o envio de áudios privativos para estas pessoas.
Além disso, com o intuito de expandir a rede de contato, os usuários também poderão selecionar “amigos de amigos” para enviar suas mensagens de áudio, favorecendo a expansão da rede de contatos e permitindo que as pessoas se conheçam através da plataforma - uma mistura de WhatsApp com Tinder, talvez?
Quebrando as barreiras do idioma
Para facilitar a comunicação entre pessoas de diferentes idiomas, o Clubhouse está trazendo uma funcionalidade extra, ao permitir que os bate-papos sejam transcritos automaticamente e traduzidos para o idioma local dos usuários.
Trata-se de uma novidade que tem potencial para ser o diferencial da plataforma, facilitando a comunicação e evitando a necessidade do uso de outros aplicativos de tradução.
As saudosas salas de bate-papo seguem disponíveis
Apesar das mudanças, ainda é possível criar as salas de áudio ao vivo que fizeram do Clubhouse um sucesso durante a pandemia.
Porém, esta funcionalidade perdeu seu destaque: o recurso agora não tem mais destaque no início do aplicativo, comprovando que este não será mais o foco da empresa.
Ao invés das salas ao vivo, é esperado que os usuários com comunidades ativas utilizem o recurso de monetização que permite acesso a salas de áudio específicas mediante pagamento de assinatura.
As mudanças no aplicativo já podem ser vistas ao atualizá-lo em seu smartphone e o comunicado oficial com o novo posicionamento do aplicativo está disponível no site do Clubhouse.