Twitter vira “X”: saiba mais sobre o novo nome do Twitter

Twitter muda de nome e agora se chama X. Entenda o que motivou Elon Musk a tomar essa atitude.

Twitter vira “X”: saiba mais sobre o novo nome do Twitter
Photo by BoliviaInteligente / Unsplash

O Twitter vira X: é isso mesmo o que você leu. Elon Musk fez um tweet, em 23 de julho de 2023, sugerindo a mudança da que aconteceria na rede social. Durante a madrugada do dia 24 de julho, o domínio “www.x.com” já estava apontado para “www.twitter.com”.

A última vez que o Elon Musk trocou o logo do Twitter, foi para colocar a carinha do cão Shiba Inu. Era uma piada que fez o dogecoin subir 30% - e o Elon Musk convenientemente investia na criptomoeda.

Após diversos episódios polêmicos, como demissões em massa, perda significativa de receita publicitária e embate com gigantes, como a Microsoft e o Meta, a marca do pássaro azul passa por um processo de rebrand e, em breve, não se chamará mais Twitter.

Neste artigo, você vai entender por que o Twitter mudou de nome, o que dizem os executivos da empresa e qual foi a reação do público diante de mais um acontecimento marcante envolvendo o bilionário Elon Musk.

Por que o Twitter mudou de nome?

Não é novidade que o Twitter vem enfrentando alguns desafios desde o ano passado: houve o imbróglio judicial que determinou que o empresário concluísse a compra da empresa; passando por demissões em massa e pelo início da cobrança pelo uso de dados da rede; e chegando no lançamento do Threads, concorrente direto da plataforma.

Tempos difíceis pedem medidas incisivas. O movimento de rebrand parece chegar nesse contexto, além de indicar que existe o objetivo de adequar a marca da rede social à identidade de suas outras empresas.

Apesar de impactante, a mudança e a escolha do novo nome do Twitter não é exatamente uma surpresa. É preciso lembrar que a razão social do Twitter já havia sido trocada para “X Corp” e que o “X” se faz presente nas outras marcas e nos produtos do empresário:

  • SpaceX, fabricante de de sistemas aeroespaciais, transporte espacial e comunicações;
  • X.AI, startup de inteligência artificial;
  • carros da linha Model X, da Tesla.

A busca pela unificação das marcas também remete a outro ponto anteriormente levantado pelo empresário: transformar o Twitter em um superapp. Ainda pouco comuns no Brasil, mas bastante populares em países como a China, os superapps concentram diversas funcionalidades em um só aplicativo:

  • serviços de pagamento;
  • troca de mensagens;
  • relações comerciais.

Não podemos ignorar outro fato: a mudança de marca acompanha a queda de receita da empresa. Segundo o próprio Elon Musk, a arrecadação via publicidade ainda é assunto delicado e, antes de qualquer outra ação, é preciso deixar o caixa no azul. Ao que parece, as movimentações para uma possível recuperação financeira já estão acontecendo.

O que diz a executiva do X sobre a mudança de nome do Twitter

Além do anúncio iniciado no último domingo, 23, pelo dono da X Corp, também houve o posicionamento de outra figura importante para a empresa: Linda Yaccarino, CEO do Twitter, agora X.

Também no dia 23, a executiva postou um X (segundo Musk, os tweets se chamarão x com a mudança) em que afirma que a nova plataforma será capaz de “entregar tudo” e que o X já vem sendo desenhado há, pelo menos, 8 meses. Yaccarino vai além e constata que o superapp irá transformar a praça da cidade global.

De acordo com a executiva, a plataforma X será potencializada com inteligência artificial - o que já era de se esperar, uma vez que, recentemente, Musk anunciou sua nova empresa com foco em IA. Porém, ainda não está claro o que o uso da tecnologia vai entregar de novo aos usuários.

Em memorando enviado aos funcionários da empresa, Linda afirma que com o X eles irão ainda mais longe e vão, novamente, causar uma grande impressão no mundo. Ela também frisa a mentalidade inovadora da empresa e a capacidade de se movimentar rapidamente. Por último, reforça que todos fazem parte da história que está sendo escrita.

Ao que parece, as expectativas com as mudanças são grandes e as mudanças já vinham sendo pensadas há algum tempo.

Entenda a reação da internet com o novo nome do Twitter

A gente sabe que a internet não perdoa. Logo após o anúncio do rebrand do Twitter, as brincadeiras já começaram entre os usuários e muitos memes surgiram.

Já foi feita a comparação entre o logo da X e a logomarca da Caixa Econômica Federal, instituição bancária brasileira. Também vimos a brincadeira chegar no pássaro Larry, que ficou triste porque também entrou na onda das demissões do Twitter.

Teve gente se perguntando se o Mark Zuckerberg vai mudar o nome do Threads para Y e houve quem se lamentasse profundamente pelo desaparecimento do icônico passarinho azul.

A nós, usuários da rede, entusiastas da tecnologia e curiosos, resta aguardar anúncios com mais novidades. Por ora, a mudança que realmente podemos ver é que o emblemático pássaro azul, Larry, já não aparece mais nas páginas da rede social. Apesar disso, a URL ainda consta com o nome “Twitter”.

Tenho certeza de que, muito em breve, teremos mais notícias do X.