Em 2020 escrevi o texto "Opinião: As responsabilidades do PM estão distorcidas." onde deixei minha visão sobre o que exatamente são as responsabilidades um product manager.
No texto (que você pode ler aqui), trago minha visão sobre algumas distorções que estava enxergando no mercado naquele ano depois de ter entrevistado dezenas de PMs. Pois bem, 4 anos mais tarde, resolvo escrever sobre o mesmo tema, trazendo minha visão agora de 2024, pós-bolha dos VCs.
É interessante como ano vai, ano vem, continuo escutando as mesmas histórias nas entrevistas que faço e nos grupos que participo sobre quais são as responsabilidades dos gestores de produto. E vou te dizer, as distorções continuam as mesmas.
É PM que é Scrum Master, que faz gestão dos devs, que faz gestão de outros PMs, que só estão no cargo para escreverem histórias do usuário e nada mais. Oras, passaram-se 4 anos e minha opinião também não mudou, continuo achando que se a empresa contrata alguém caro para assumir essas responsabilidades, ela está gastando um dinheiro muito mal gasto.
Não uso mais a definição que trouxe no texto anterior do Marty Cagan sobre quais são as responsabilidades de um PM. A que uso hoje é: