Answer Box: Google testa nova forma de exibir respostas rápidas nos resultados de busca

Google anuncia teste para possível mudança nos resultados de busca. Entenda tudo sobre a Answer Box e veja a visão de especialistas. Leia agora.

Answer Box: Google testa nova forma de exibir respostas rápidas nos resultados de busca
Photo by David Sinclair / Unsplash

Possíveis mudanças nos resultados de busca podem oferecer respostas mais rápidas aos usuários. Porém, o impacto da Answer Box para a visibilidade dos sites e tráfego orgânico preocupa.

Desde o início de 2010, o Google vem adotando aos poucos uma visão diferente nos resultados de busca, retirando todo o foco em links e adicionando respostas que podem ser consultadas diretamente na página de resultados, como os snippets e as perguntas frequentes.

Seguindo este caminho, a big tech acaba de anunciar o início dos testes do Answer Box, uma nova forma de organizar os resultados de busca por meio de respostas rápidas.

Mas qual o impacto dessa mudança para o mercado digital? Vamos entender a seguir!

Mudanças nos resultados de busca: mais perto do que imaginamos

Embora a recente notícia sobre o Answer Box tenha colocado o mercado em alerta, a verdade é que a transformação silenciosa do Google já vem acontecendo há certo tempo.

Uma investigação de 2020 da The Markup descobriu que quase metade da página de resultados para celular do Google nas consultas mais populares era ocupada por links para as próprias propriedades do Google por meio de seções como “painel de conhecimento”, “as pessoas também perguntam” e “snippets em destaque”.

O anúncio oficial do Google: a chegada da Answer Box

Nos últimos dias, no entanto, as intenções do Google ficaram mais claras. A big tech anunciou, com grande alarde, que está experimentando injetar IA generativa na página de resultados. Isso permitirá que o Google apresente respostas para consultas mais oblíquas, como "me diga o que torna a música dos Beatles única ou especial" ou "escreva um poema usando os títulos de faixas inéditas do Beatles", consultas que agora podemos associar mais ao ChatGPT.

A grande preocupação de especialistas de mercado em relação a este pronunciamento está centralizada em dois pontos.

1 - O impacto da Answer Box no tráfego orgânico e visibilidade dos sites

O prejuízo financeiro que a Answer Box pode causar nos negócios que dependem de tráfego orgânico podem ser estrondosos e já é um sinal de alerta que preocupa o mercado.

Desde e-commerces de varejistas até portais de conteúdo podem ver uma significativa defasagem nos seus resultados de negócios caso a nova forma de oferecer resposta rápida entre em vigor em sua totalidade.

Caminhos alternativos para geração de tráfego precisarão ser explorados. Porém, dada a importância do Google na fatia de visibilidade dos sites atualmente, fica a pergunta: quem cobrirá esta lacuna?

2 - O impacto de longo prazo na forma como a sociedade consome conteúdo.

A grande preocupação em relação aos rumos do Google levantam novamente discussões éticas sobre inteligência artificial que já estavam sendo levantadas desde o lançamento do ChatGPT.

Ao entregar as respostas de forma cada vez mais sintetizada, as jornadas de pesquisa e consumo de informação geram impacto em toda a sociedade.

A construção do conhecimento, a produção de conteúdo e a linguagem humana podem sofrer mutações drásticas e definitivas para o futuro da humanidade.

Questionar, receber respostas insuficientes e refazer perguntas faz parte da construção do conhecimento desde que o mundo é mundo. A questão é: ao receber exatamente as respostas que estamos procurando, estaremos perdendo a oportunidade de adquirir novos conhecimentos?

Resta acompanhar as cenas dos próximos capítulos e ver como a Answer Box se desenrolará!