Anotações sobre estruturas de mercado e monopólio

Uma anotação rápida e rasteira sobre empresas de tecnologia e estruturas de mercado.

O Peter Thiel é bem claro no seu livro "De Zero a Um" quando diz que empresas de tecnologia precisam procurar uma maneira de criar o seu monopólio. Logo no começo do livro, ele faz uma série de citações importantes sobre como a concorrência não é compatível com o crescimento em escala.

Sob a concorrência perfeita, no longo prazo nenhuma empresa obtém um lucro econômico. O oposto da concorrência perfeita é o monopólio. -- Masters, Blake; Thiel , Peter. De zero a um . Objetiva. Kindle Edition.

Nós falamos muito sobre o modelo de plataforma e como o efeito de rede pode potencializar qualquer negócio. Acontece que o modelo de plataforma e o efeito de rede são apenas algumas das formas de potencializar a criação e a sustentação de monopólios. O mercado tradicional tem usado até então, o modelo de controle de pipeline, onde a empresa tenta controlar a execução e a distribuição do começo ao fim.

Esse racional faz muito sentido e tem o seu valor, mas o que o Peter Thiel e outros pensadores não divulgam, é que eles perderiam dinheiro fazendo isso. Pelo simples fato de que a criação de monopólios destrói a inovação exatamente por causa do sufocamento que a concorrência enfrenta.

Em vez de se esforçar para se tornar indistinguível, procura ser grande em algo substantivo — ser um monopólio único. -- Masters, Blake; Thiel , Peter. De zero a um . Objetiva. Kindle Edition.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante você tem acesso à todos os conteúdos exlusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Entre aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis