A miopia de marketing é um conceito importante para entender porque alguns negócios falham e outros têm muito sucesso.
Ela se dá basicamente pela visão estreita ou limitada que muitas empresas têm ao definir seu mercado-alvo e desenvolver estratégias de marketing. Isso ocorre quando as empresas se concentram apenas em vender seus produtos ou serviços existentes, sem considerar a mudança de comportamento que os seus usuários têm no tempo.
Quer ver um dos exemplos mais famosos? Você certamente já ouviu falar dessa frase:
"O cliente não quer uma furadeira, ele quer um buraco na parede."
Bom, vejo que podemos atualizá-la para os dias atuais:
"O cliente não quer uma furadeira e nem um buraco na parede, ele quer colocar algo na parede."
Foi exatamente isso que a 3M entendeu com os usuários dos mercados de furadeiras, parafusos, buchas para parafusos e prestadores de serviços, criando suas fitas de dupla face e ganchos que conseguem aguentar itens de até 5 quilos na parede sem ter que fazer um único furo na parede e sem deixar nenhum pó no chão.
Pois bem, a 3M entendeu que existia uma necessidade dos usuários, que ficou muito evidente na pandemia, de querer pendurar coisas na parede e que elas não tinham uma furadeira ou não poderiam chamar um prestador de serviço. O impacto que isso tem no mercado é muito grande, tanto para o mercado de furadeiras, parafusos e buchas para parafusos, bem como para prestadores de serviço.
Não é estranho que quem criou essa solução não foi uma empresa de furadeiras, como, por exemplo, a Makita e a Bosch? Elas certamente tem recursos para criar uma tecnologia dessas que a 3M criou e mais, elas são especialistas em criar produtos que conseguem furar uma parede, ou seja, elas sabem muito bem a necessidade que as pessoas têm nesse sentido. Elas certamente estão míopes.
É claro que o mercado de furadeiras não deve deixar de existir na construção civil e para coisas mais pesadas, mas essas empresas e os prestadores de serviço perderam uma porção significativa do mercado, o que acaba deixando esses modelos de negócios mais frágeis.
E é aí que está o principal problema de uma empresa ser míope, pois, ela acaba não conseguindo perceber que um tsunami pode estar por vir e não defende o seu modelo de negócio, que pode ficar frágil, ao ponto de ele deixar mesmo de existir. A Blockbuster está aí para não nos deixar mentir.