Uma das coisas que mudaram minha forma de pensar e que fizeram ter aquele “click” sobre gestão de produto conectado com negócio, foi buscar conteúdos não tradicionais sobre “Product Management”. Foi aí que eu comecei a procurar pessoas que falavam sobre gestão de negócios de tecnologia e não sobre gestão de produtos em si. O Produto faz parte de um negócio e como trabalhamos em empresas de tecnologia, a estratégia do negócio é geralmente executada por meio do produto.
Quando falamos sobre product management, essencialmente estamos falando sobre a execução do negócio. Já falei isso algumas vezes e várias pessoas podem ter ficado chateados, por que elas entraram na área de Product Management achando que estariam posicionados níveis acima da operação. Coitadas. Aprenderam em qualquer cursinho gravado uma imagem romantizada do que é ser Product Manager… infelizmente, essa visão brilhante não é o caso real do nosso dia a dia.
Voltando ao assunto principal… Foi em 2017 que eu acabei encontrando uma personagem que mudou de vez minha forma de pensar sobre como gerir produtos e negócios de tecnologia. O nome dela é Sarah Tavel.
Abaixo seguem anotações de uma palestra que ela faz em 2020 na Product Leader Summit, sobre negócios baseados em Marketplaces. Você pode encontrar essa palestra na íntegra aqui: “Hierarchy of Marketplaces” with Sarah Tavel at the 2020 Product Leader Summit - YouTube.
Essa são as minhas anotações e minhas observações sobre a palestra.