5 ferramentas para o dia a dia de uma pessoa de produto

Conheça 5 ferramentas que podem compor seu “cinto de utilidades” para te auxiliar no dia a dia

Você já deve ter ouvido falar que “para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego” (frase atribuída ao famoso psicólogo americano Abraham Maslow).

Podemos fazer várias reflexões sobre essa afirmação, mas aqui vamos nos limitar a pensar sobre a perspectiva de uma pessoa de produto.

Para evitar que os desafios diários da construção de produtos digitais sejam todos resolvidos com um martelo é necessário ter nosso próprio "cinto de utilidades", ou seja, precisamos ter diferentes ferramentas a serem utilizadas para auxiliar na resolução de diferentes tipos de problemas.

Graças a popularização dos produtos SaaS e os modelos Freemium existem diversas ferramentas com a proposta de nos ajudar em algum ponto do nosso trabalho, quase sempre a apenas um cadastro de distância para o primeiro uso.

No meio de tantas opções, sejam elas novas e hipsters ou mais tradicionais, pode ser difícil encontrar a melhor para cada caso.

Por isso, separei aqui 5 ferramentas que me ajudam muito no dia a dia e, talvez, esses softwares também podem ser úteis para você:

Shortcut

Épicos, User Stories, Sprints e Scrum são termos familiares para você? Então provavelmente vai gostar do Shortcut. Como eles mesmos definem no seu site: "O Shortcut une planejamento e desenvolvimento em uma única experiência com recursos de Documentos, Rastreamento de Problemas e Planejamento de Sprint totalmente integrados".

O software cobre o que é preciso para atuar na sprint de seu produto junto ao time, com recursos que ajudam no planejamento, organização e visibilidade das tarefas.

O software não é nem simples demais a ponto de deixar a desejar, nem complexo demais a ponto de atrapalhar seu uso.

Possui versão gratuita? Sim.

Versão paga a partir de U$D 8,50 por usuário.

Figma

Sim, o Figma é indispensável para Designers. Mas também pode ser ótimo para profissionais de Produto. O próprio site deles diz que: "O Figma conecta todos no processo de design para que as equipes possam entregar produtos melhores, mais rapidamente".

Você pode usar essa ferramenta em conjunto com os Designers para acompanhar o andamento dos processos de Design, para fazer comentários nos documentos, tirar dúvidas sobre as interfaces e fluxos que estão sendo construídos, etc. Além disso, eventualmente é necessário fazer um wireframe ou até mesmo um simples "rabisco" de algo para se comunicar melhor sobre alguma ideia, referência ou necessidade.

Possui versão gratuita? Sim.

Versão paga a partir de U$D 12,00 por usuário.

Amplitude

Se você já trabalha com algum produto digital com certeza você já precisou ou ainda vai precisar analisar os números do seu produto, seja ele um site ou aplicativo. Conforme o site do Amplitude: "Ofereça às suas equipes uma plataforma de análise digital de autoatendimento para entender seus usuários, gerar conversões e aumentar o engajamento, o crescimento e a receita".

Essa ferramenta de Product Analytics é baseada em eventos e te permite criar dashboards e fazer diferentes análises facilmente dentro da plataforma, ajudando a entender melhor a jornada dos seus usuários.

Possui versão grátis? Sim.

Versão paga: valores a consultar.

Google Looker Studio (antigo Data Studio)

É comum precisarmos apresentar dados e resultados para nossos stakeholders, e infelizmente nem sempre são dados que estão dentro da sua ferramenta de Analytics.Eventualmente os dados a serem apresentados estarão em algum banco de dados, no excel, ou pior, em ambos lugares.

Para nos ajudar a unificar as visões dos dados de forma clara, podemos usar o Google Data Studio: "O Data Studio é uma ferramenta gratuita que transforma seus dados em relatórios e painéis informativos, fáceis de ler e de compartilhar e totalmente personalizáveis".  Esse software permite que você crie visões de dados dinâmicas e online, conectadas a diferentes fontes de dados como Google Sheets, MySQL, Google Ads, etc.

O Google Looker Studio é gratuito.

Miro

Como citei no começo do artigo, nem todo problema é um prego, mas confesso que essa é minha ferramenta favorita! O Miro é "a plataforma de quadro branco colaborativo online para reunir equipes, a qualquer hora e em qualquer lugar".

O Miro é realmente como um quadro branco digital, funciona bem para seus próprios rabiscos e rascunhos, para anotações utilizando post-its digitais e também para diversos tipos de dinâmicas em grupo.

Além dos post-its, você pode inserir diversos outros elementos como ícones, boxes de texto, formas geométricas simples, setas, imagens da web, links e textos livres. E tem mais: ele ainda possui templates e canvas prontos para uso, você pode conferir alguns no site do Miroverso.

Possui versão gratuita? Sim.

Versão paga a partir de U$D 8,00 por usuário.

Conclusão

Agora que você já sabe pra que serve cada um dos softwares acima, espero que isso te ajude a não tratar todos os desafios como pregos. Você pode criar um wireframe no Miro? Sim, pode, mas com certeza seu trabalho e o resultado dele seria bem melhor se você utilizasse o Figma. Você pode utilizar o Figma para organizar suas sprints e suas tarefas? Sim, pode, mas… Já sabe, né?!

Essas são algumas das ferramentas que compõem o meu "cinto de utilidades" de produto e me ajudam nas necessidades do dia a dia. Para cada uma delas existem alternativas disponíveis na internet, você pode escolher a ideal para você. O importante é formar seu cinto de utilidades para te ajudar a ser um profissional melhor.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis