Start-up cria clones de voz para podcasts e conteúdos com IA

Algoritmos de IA analisam e replicam a voz de uma pessoa, permitindo a criação de áudios para podcast e outros canais. 

Start-up cria clones de voz para podcasts e conteúdos com IA
Photo by Matt Hudson / Unsplash

Mais uma notícia controversa sobre os rumos da IA!

A startup francesa Eleven Labs se tornou assunto após desenvolver uma tecnologia capaz de criar clones de voz personalizados para podcasts e conteúdo em áudio.

Como era de se esperar, a ferramenta — chamada Podcastle — está dividindo opiniões! Veja os dados que coletamos sobre o app a seguir.

Podcastle: mais do que uma plataforma convencional de podcasts

A Podcastles nasceu com o intuito de simplificar a criação de conteúdos em áudio e vídeo com qualidade profissional e, diante disso, oferece algumas funcionalidades para empresas e produtores de conteúdo em geral.

Dentre os conhecidos estúdios de gravação, editor de áudio e vídeo, a sua funcionalidade de clonagem de voz com o uso de IA ganhou os holofotes recentemente.

Segundo o site da própria empresa, é possível “criar um podcast inteiro em segundos usando vozes de IA para contar sua história, ou clonar sua própria voz ao digitar um script.”

Na prática, a ferramenta usa algoritmos de Inteligência Artificial para analisar e replicar a voz de uma pessoa em poucos segundos. Isso significa que você pode gravar sua voz uma única vez na ferramenta e, em seguida, precisará apenas criar scripts para que a IA gere os episódios de podcast com a sua identidade vocal.

Além de simplificar o processo de produção de conteúdo, permitindo que qualquer pessoa crie conteúdo personalizado de qualidade sem precisar de um estúdio profissional, a capacidade da solução de criar sua própria voz com a IA abre possibilidades criativas para contar histórias de maneiras únicas, levando à maior personalização e, com isso, aumentando as chances de envolvimento do público.

Além disso, também é possível usar vozes de inteligência artificial, como aquelas que ficaram famosas com a Siri, a Alexa e até no TikTok.

Criação de voz por IA: uma vasta oportunidade para fake news e fraudes

Se, por um lado, a tecnologia da Podcastle é facilitadora para criação de conteúdo personalizado por empresas e produtores de conteúdo idôneos, por outro lado, pode apresentar um risco para o uso mal-intencionado.

Por que isso é importante?

Assim como em outros lançamentos a partir da IA, as possibilidades que a plataforma oferece esbarra em discussões éticas e morais do uso da IA.

Fake News e Fraudes

O uso indevido dessa tecnologia poderia permitir a criação de áudios falsos de personalidades públicas, políticos e celebridades. Isso poderia ser usado para disseminar informações falsas em uma escala muito maior do que antes.

Violações de Privacidade

A clonagem de vozes também pode levantar preocupações sobre a privacidade, pois as vozes das pessoas podem ser usadas sem seu consentimento.

Ética na Criação de Conteúdo

A criação de conteúdo autêntico e honesto pode ser comprometida, pois os ouvintes podem não conseguir distinguir entre vozes reais e clones de voz criados por IA.

Este mesmo debate tem ocorrido não apenas no caso da Podcastle, mas também no uso da IA no campo musical. Isso porque as vozes dos artistas estão sendo usadas para treinar modelos que podem fazer músicas bastante convincentes na voz de praticamente qualquer pessoa.

Para se aprofundar no impacto da IA no mercado

As discussões sobre os rumos da IA estão por toda parte! É inegável que seu impacto mudará para sempre a forma como trabalhamos, consumimos conteúdo e como vivemos nossa rotina diária!

Na área do Design, não poderia ser diferente. Aprofunde-se aqui sobre o assunto.