Todo produto precisa ter uma coleta de dados efetiva, mas a realidade é um pouco diferente. É natural o Product Manager chegar em um contexto de produto sem nenhum tipo de coleta de dados, o que dificulta qualquer tipo de tomada de decisão.
Antes de reclamar com o seu chefe, vale ressaltar que você pode dar os primeiros passos para corrigir essa rota.
Um produto precisa coletar dados, para compreender sua geração de valor. Esse processo pode ser iniciado aos poucos: da folha de sulfite, passando por um board digital (Miro, Mural etc), pelas conversas com analistas e cientistas de dados até chegar, por exemplo, a um plano de tagueamento.
Antes disso, porém, é preciso ter clareza sobre o que se espera do seu produto.
A seguir, um guia básico de como construir essa racionalização de dados do seu produto. Isso vai exigir dedicação de tempo considerável da sua agenda para estruturar seu pensamento, conversas com especialistas e gestores e até mesmo mexer na priorização do seu backlog.
Entenda o que o seu produto faz
Pode parecer algo simples, mas nem sempre o Product Manager consegue dizer com precisão o que o seu produto realmente faz - às vezes por estar imerso em diversas reuniões, segurando diversos ‘pratos’ ao lidar com stakeholders ou simplesmente porque seu backlog já está lotado demais e precisando urgentemente de vazão.
Tirar um tempo pra pensar o que o seu produto faz é importantíssimo. Uma dica: bloqueie a agenda para esses momentos. E não pense que essa é uma tarefa individual: converse com o seu líder direto, entenda como os stakeholders veem o seu produto e comece a estruturar essa visão.