Você já deve ter ouvido que PMs não são CEOs, e essa afirmação é verdadeira. No entanto, eles compartilham muitas semelhanças com empreendedores visionários, aqueles que moldam o futuro com suas ideias ousadas e execução impecável.
Assim como empreendedores, PMs deveriam ser seres multidisciplinares por natureza. Eles devem transitam por diversos assuntos e áreas de conhecimento, absorvendo as informações necessárias para realizar sua visão de produto. Eles não precisam dominar todos os detalhes e meandros desses contextos, mas entendem o suficiente para orientar a criação de soluções transformadoras.
Livro: Gestão tática em produtos digitais
Como PM, o seu papel não é priorizar o produto, mas ajudar a empresa a priorizar certo. Mas para isso é necessário saber se guiar pelas decisões estratégicas da empresa, mesmo que essas decisões sejam desconhecidas pela maioria, inclusive por você.
Empreendedores vivem no futuro, vislumbrando o desfecho da jornada antes de todos os outros. Eles enxergam claramente o caminho a ser percorrido para alcançar seus objetivos ambiciosos. E é aí que reside sua criatividade - a capacidade de compreender profundamente os problemas e conceber soluções inovadoras para resolvê-los. PMs deveriam trabalhar mais no futuro.
Para empreendedores, o presente já é passado. Para PMs, esse senso também deveria existir. O presente serve para evitar buracos, erros de comunicação, direcionamento, aliviar o escopo. O passo só serve para monitorar, para que a evolução contínua aconteça num processo de aceleração e progresso contínuo.