Outputs vs Outcomes

É sobre resultado, valor agregado, impacto real na sociedade.

Você está perdido no deserto há mais de 3 horas, com um sol derretendo sua cabeça.
Você tem algum dinheiro nos bolsos e aí encontra duas barraquinhas vendendo bebidas (sim, na minha história tem barraquinhas no deserto :))

Em uma das barraquinhas você pode escolher entre água, café, coca-cola, coca-cola zero, chás de vários tipos, e tem inclusive a cerveja da sua marca preferida.
Mas com um porém, por estar no deserto é muito difícil manter as bebidas refrigeradas e por isso todas as bebidas acabam ficando praticamente em temperatura ambiente.

Na outra barraquinha tem apenas água.
Só que o dono dessa barraquinha percebeu o contexto de mercado onde seu negócio estava inserido e acabou investindo em um sistema de refrigeração que mantém a água gelada.

Em qual barraquinha você gastaria seu dinheiro?

Você percebe que a primeira barraquinha queria oferecer bebidas variadas para todos os gostos, enquanto a segunda barraquinha se propôs a refrescar seus clientes em um contexto de calor e cansaço extremos?

Output é simplesmente a forma como você pode viabilizar o outcome.
Pode parecer óbvio, mas infelizmente não é.
Existem milhares de empresas e CEOs focando seus negócios em outputs, criando produtos com uma série de funcionalidades que não irão agregar valor nenhum ao usuário final.

Você consegue perceber isso quando tenta usar aquele seu sistema que tem várias opções, relatórios com vários parâmetros mas nenhum deles dá a informação que você realmente precisa.
Porque no final do dia, você não quer um relatório dos seus clientes, mas sim ser avisado caso um dos seus principais clientes pare de comprar com você.

Quando você pensa em um produto de sucesso, você imagina a Uber, iFood, Hotmart, Airbnb, PicPay, etc.
E o que todos esses caras tem em comum é que nenhum deles está focado em disponibilizar ao usuário algum recurso técnico super inovador, mas sim em mudar o comportamento da sociedade.
São empresas focadas em outcomes!

Outcome é resultado 🎯
Valor agregado.
Impacto real na sociedade.

Você vê que uma empresa está focada em Outcome quando ela faz com que a sociedade deixe de alugar filmes em locadoras e passe a ter o novo hábito de alugar filmes online sem sair do sofá.
Esse conforto é o outcome.

Ou então quando uma empresa permite que pessoas aluguem cômodos em suas casas para receber estranhos sob demanda.
Essa praticidade em garantir sua hospedagem é outcome.

Faz sentido pra você?
Comenta aí!

Um abraço!

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
faleconosco@productoversee.com
Inscreva-se