Hoje em dia muito se fala sobre as habilidades de pessoas de Produto e usar IA (Inteligência Artificial). Falam também sobre o fim da posição de PM, da ascensão de posições de Product Marketing, mas, quais as habilidades são básicas para começar a pensar e atuar como Product Management?!
Acredito que existem algumas habilidades (skills) basais para a área e, uma delas, vejo sendo pouco comentada ou até negligenciada no dia a dia. É a ORGANIZAÇÃO ou o SENSO DE ORGANIZAÇÃO, melhor dizendo.
Vou contar um pouco como vejo essa habilidade no dia a dia.
Reflexões sobre organização
Desde a época do colégio, nunca fui um aluno muito organizado. Minha mente sempre operou, e ainda opera, de forma bastante caótica, com múltiplos pensamentos simultâneos e desconexos.
No entanto, ao ingressar na área de Produtos, comecei a perceber que esse processo de pensamento caótico tinha seus pontos positivos e negativos.
Pensar dessa forma é positivo porque me faz ter várias conexões poderosas, de vários assuntos e aspectos diferentes, quantitativos e qualitativos, me levando a tomar decisões com bons resultados.
O impacto da organização no dia a dia
O lado negativo se mostra no dia a dia, onde comecei a perceber os malefícios desse processo caótico de pensar, quando este gerava baixo senso de organização, dificultando minha comunicação e cadência de trabalho com time (squad) e stakeholders.
Muitas das vezes, não nos damos conta do impacto disso no dia a dia. Uma simples ação ou atitude de gerir as informações e atividades.
A partir dessas primeiras reflexões, nos meus primeiros meses como PM, comecei a notar essa habilidade - ou a falta dela - no meu dia a dia e, também, no dia a dia de colegas, sejam Product Manager ou Lideranças de Produto e Negócios.
A partir dessas observações, comecei a perceber alguns padrões e reflexões, como por exemplo:
- Processo de Discovery
- Se durante o processo de discovery você irá investigar uma série de informações (das mais variadas fontes, formatos e canais), sendo qualitativas ou quantitativas, pergunto: Como organizar/ordenar essas informações para melhor utilizar posteriormente?
- Se diariamente, toda a conversa, reunião ou leitura, você encontrar informações que te ajudem no processo de discovery da iniciativa que você está trabalhando, pergunto: Qual a forma de registrar, organizar e digerir essas informações você utiliza?
- Documentação/Conhecimento
- Se você gera documentação de produto de toda e qualquer espécie, para o time e para você, pergunto: Como organizar/ordenar essa documentação para uma fácil e simples consulta posterior?
- Agendas/Reuniões
- Se a agenda de uma pessoa de produto tem o padrão de ser tão caótica, sempre cheia de 1:1s, ritos com o time e conversas com o stakeholders, pergunto: Quais as formas de organizar sua comunicação síncrona e assíncrona?
- Incidentes e problemas do dia a dia com o time
- Se um PM está gerindo problemas e incidentes com o time no dia a dia do produto, como organizar e ordenar as ações de correção paliativas e definitivas, bem como comunicação com stakeholders?
- Dependências com outros times e áreas
- Se um PM geralmente está gerenciando iniciativas dependentes, com outros times e pessoas, pergunto: Como organizar o trabalho, acompanhar os próximos passos de todos os envolvidos e garantir que o problema seja resolvido?
Estes são somente alguns exemplos de momentos no dia a dia em que o senso de organização é exigido. Imagino que a partir das perguntas/reflexões acima você já pode estar pensando em outros momentos do seu dia a dia onde essa habilidade é crucial.
Além dessas observações, comecei a perceber como a Organização é comentada no mundo de Product Management. Como citei no início, muito se fala de que as principais habilidades de uma pessoa de Produto são: Comunicação, Liderança, Visão Estratégica, Tomada de Decisão, Negociação etc.
Entretanto, o quanto essas habilidades são precedidas por um excelente Senso de Organização?