Se você é PM, é bem provável que você já sentiu uma frustração sobre a velocidade com que as pessoas que desenvolvem colocam coisas em produção, não sentiu?
Pois eu já senti e não foi uma vez só. Eu sempre ficava com essa pergunta cabeça
“Por que demoram tanto para terminar? Parece tão simples!”
E esse sentimento mais me atrapalhava do que ajudava. Decidi então entender porque eu estava me sentindo assim e o que eu aprendi, eu conto para vocês agora.
Você está num time
A primeira coisa que precisamos entender para eliminar essas frustrações é entender que estamos num time. E se realmente estamos num time, todas as pessoas que ali estão, são responsáveis pelo resultado final.
Cada uma dessas pessoas com o seu papel bem específico e sua especialidade, mas todas buscando o mesmo objetivo. Sendo assim, se você sente que algo não está bom, o que você deveria fazer então é chamar as pessoas do seu time e conversar com elas para entender se realmente existe um problema.
Enquanto você não conversar com as pessoas e de fato entender o cenário, o contexto e os possíveis problemas que existem ali, ficar pensando na velocidade que as coisas andam só vai te desgastar com as próprias pessoas.
Desenvolvimento de software é uma ciência complexa
Eu iniciei minha carreira como desenvolvedor e posso dizer com firmeza: desenvolver software é algo bastante complexo.
Vários fatores colaboram para isso: código legado, arquitetura mal planejada, a linguagem de programação, o momento de vida do produto, a formação do time e assim vai.
Se você não conseguir entender todas as variáveis que estão impactando o desenvolvimento, vai continuar achando que são as pessoas que desenvolvem que são lentas e na grande maioria das vezes não são.
Tente entender mais sobre a tecnologia, sobre os problemas da arquitetura, sobre a organização do time e sobre as pessoas. Isso com certeza vai te ajudar a entender mais sobre o fluxo de desenvolvimento e tirar a culpa das pessoas.