Recentemente li um texto postado aqui no Oversee sobre “O que o boxe me ensinou sobre Gestão de Produtos” do Thiago Noronha. E isso me fez refletir sobre o que eu tenho aprendido sobre minha área atualmente.
Eu não pratico boxe, infelizmente. Minha vida está pautada na paternidade e no trabalho. E um dia pretendo escrever sobre produto + paternidade, mas hoje vim correlacionar meu trabalho com a área de produtos.
Já escrevi alguns textos aqui e preciso estabelecer que trilhei minha carreira para me tornar um PM e seguir na carreira Y. Era isso que eu tinha em mente e nada me desviaría desse caminho que foi tão difícil de decidir percorrer. Até vir o Layoff.
Palavra simples, curta, que significa muita coisa. Só de lê-la, ela pode provocar alguns sentimentos negativos em muitos de vocês que estiverem lendo. E com essa situação tentei me reinventar e buscar novas oportunidades e a empresa que me abriu as portas tinha uma vaga de Scrum.
Torci o nariz, porque tinha ouvido de um grande amigo que “Scrum Master não deveria existir, tudo que ele faz pode ser feito ou pelo PM, PO ou Teach Lead”. Mas como as opções eram escassas resolvi aceitar o desafio, e vou te falar, não me arrependo da decisão que tomei!
E pensando sobre esse texto, resolvi colocar os pontos que eu acho importante destacar para quem está curioso sobre essa mudança maluca e que deve estar pensando: o que esse cara tem na cabeça? Mas vai fazer sentido.
E essas são as 5 habilidades que venho desenvolvendo nos últimos 6 meses desde que me tornei um SM e que acho que podem ajudar muito qualquer PM ou PO a melhorarem suas atividades no dia a dia:
- Visão estratégica;
- Arquitetura e construção;
- Focar no que é importante!
- Priorização.
- Comunicação
Visão estratégica
Essa é uma das habilidades mais importantes que um product manager deve ter ou desenvolver e que tenho desenvolvido muito como SM. Já que eu não sou o SM de uma única squad, eu fui o scrum de 6 squads diferentes ao mesmo tempo.
Cada uma com sua realidade, seu tamanho, sua maturidade e seu produto. E para entender como ajudar cada um dos product owners e managers a atingir seus objetivos sejam eles da próxima sprint ou do próximo quarter eu precisei mergulhar a fundo nas estratégias de cada produto, nos times e entender quem era quem, onde a gente queria chegar, quais eram nossas maiores dores e como possivelmente poderíamos saná-las e para onde estávamos indo nos próximos meses e anos com esses produtos. Tudo isso me mostrou para onde a empresa estava indo e o que estamos buscando conquistar no mercado. Além de me possibilitar o contato com líderes, liderados, stakeholders e clientes e um entendimento maior do mercado onde estamos atuando e como podemos atingir e até superar as expectativas dele.