O poder do conhecimento na liderança em design

Ser líder em design requer mais do que experiência e perfeição. É preciso aprender a ensinar, buscar a aplicabilidade da teoria na prática e ter humildade para aprender constantemente. Compartilhe conhecimento, promova diálogos e construa um ambiente saudável para o time.

O poder do conhecimento na liderança em design
Photo by UX Indonesia / Unsplash

Quando pensamos sobre a trilha de carreira de gestão em design nos deparamos com uma pergunta muito interessante a qual resolvi usar como base para construir esse texto: eu preciso estudar para me tornar líder em design?

Antes de iniciar é importante conceituar o termo cognição. Com origem na palavra “cognoscere” do latim, que significa conhecer, trata-se da habilidade de processar, assimilando diferentes informações por meio das nossas percepções sejam elas de atenção, memória, raciocínio, linguagem, aprendizagem, entre outros. Apesar desses processos serem comuns para qualquer indivíduo, ele converte essas informações em experiências únicas, às quais chamamos de conhecimento.

Quanto mais tipos de percepções reunimos, mais completo e complexo é o conhecimento que estamos construindo. Por isso, a importância de buscar diferentes fontes, como: troca com outras pessoas, leitura, vídeos, cursos para auxiliar no aprofundamento daquilo que se deseja. Se adquirir qualquer conhecimento é assim, por que aprender a ser líder teria um caminho diferenciado? Por que seria definitivo, sem necessidade de buscar uma pluralidade de meios de informação?

“A dúvida é o princípio da sabedoria” – Aristóteles

Se tornar líder pode chegar para você de duas formas: força de vontade ou oportunidade. Independentemente do caminho, é importante se questionar durante o processo sobre as ideias pré-concebidas que chegam até você. Cito aqui algumas delas: