Como sair do 0 à um Discovery - Parte 1

Uma jornada para começar hoje mesmo

A parte 2 desse artigo você confere aqui.

Discovery é um tema que ainda causa muitas dúvidas nas pessoas de produto. Mesmo depois de 15 anos do famoso artigo do Marty Cagan sobre Product Discovery e que fez o termo se popularizar desde então, principalmente para PMs que estão em início de carreira, o discovery pode ser um bicho de 7 cabeças.

O impacto que essa confusão toda causa nas empresas pode ser desde perder tempo e dinheiro aplicando métodos que não vão ser efetivos em descobrir para onde levar o produto, até a perda de credibilidade com outras áreas, que ficam com uma impressão de que as coisas demoram demais.

Para ajudar vocês que estão começando, aqui está uma jornada que eu uso no meu dia a dia, bastante inspirada no livro da Teresa Torres "Continuous Discovery Habits".

Como exemplo para todo o texto, suponha que você é PM na Shein.

Entender a estratégia de negócio e de produto

É importante começar com um objetivo em mente! Começar um discovery por começar pode não ser um bom caminho, pois não saber qual a conexão do seu produto com o negócio, pode não trazer o resultado esperado para sua empresa.

O papel do PM é trazer retorno para a empresa. Ele faz isso impactando resultados de produto. Impactar resultados de produto significa provocar uma mudança de comportamento de seus usuários (product outcome) e que ao atingir essa mudança, você gera um resultado para a empresa, pois gerará o valor necessário para isso.

Para acessar esse conteúdo você precisa ser assinante do portal. A assinatura é bem rápida e custa só R$ 5,00 por mês. Assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Já é assinante? Entre aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis