Nesse artigo vamos entender uma forma de rentabilizar a solução de problemas para seus clientes conectando visão de futuro do seu produto com oportunidades.
Como gerentes de produto, faz parte do nosso dia a dia lidar com solicitações de novas funcionalidades vindas de clientes. Quando falamos de produtos B2B temos também que lidar com o fato de que grandes contas podem, sim, conseguir influenciar o nosso roadmap. No artigo de hoje, apresentarei uma possível forma de lidar com isso.
Encontrando o sweet spot
Antes de mais nada, o time de produto precisa ter um mínimo de clareza sobre o produto que está sendo gerenciado. Isso significa que o ciclo de vida do produto precisa estar minimamente claro. Você precisa saber o que seu produto é/será vs não é /não será e o que ele faz/fará vs não faz/não fará.
Representemos a visão de futuro do seu produto com esse círculo:
Se o seu cliente te pediu algo é porque ele tem algum problema. Gosto do conceito da Teresa Torres de oportunidades, onde problemas e soluções podem ser explorados para alavancar resultados. Então, por trás de todo pedido de um cliente podemos dizer que existe uma ou mais oportunidades, um problema que pode ser resolvido. É vital que exploremos os pedidos de funcionalidade do cliente a fundo a fim de descobrir essas oportunidades. Não somos passadores de pedido, ok? Vamos então colocar essas oportunidades em outro círculo: