Como APIs Públicas Proporcionam Crescimento Contínuo Às Empresas

Como se mover rapidamente, encantar os clientes e inovar com produtos API.

O uso de APIs públicas tem se tornado cada vez mais comum no mercado de tecnologia.  Por meio delas, desenvolvedores são capazes de aproveitar dados e funções para construir novos produtos com menos esforço.

Caso você não entenda como funcionam estas aplicações, aqui está um artigo que publiquei na Product Oversee, onde eu explico melhor tudo a você.

Com este conhecimento, você será capaz de compreender as APIs e como os conceitos discutidos ao longo deste artigo podem te ajudar em seu contexto.

Vamos lá?

O Crescimento Contínuo

Uma API com infraestrutura bem projetada pode permitir economia de custos, aumento de receita e novos modelos de negócios para qualquer empresa.

Grandes nomes no mercado de tecnologia como Google, Amazon, Slack e Facebook usam esta solução como um meio para escalar de forma mais sustentável. Utilizando essas aplicações, as empresas podem transferir dados e capacidades para outros sistemas dentro e fora das organizações com menos esforço.

O crescimento contínuo vem da capacidade de expor a sua aplicação não apenas àqueles que acessam sua plataforma web, mas também a todos que olham para soluções de terceiros como uma forma de resolver seus problemas. Ou seja, quando “abrimos” um sistema com APIs públicas, estamos ampliando a capacidade de expansão do serviço para além da plataforma web.

Com essas interfaces, o serviço deixa de ser prestado apenas em sua plataforma e passa a ser disponibilizado nos canais daqueles que consomem a sua API em algum contexto.

  • Sem API pública: meus serviços são consumidos apenas por aqueles usuários que buscaram a minha plataforma como solução para o seu problema;
  • Com API pública: meus serviços são disponibilizados pela minha plataforma E pelos sistemas de terceiros que utilizam a minha API como meio de fornecer a solução que possuo.

E por que utilizar uma API pública ao invés de construir a minha própria infraestrutura?

O Caminho Encurtado Por Meio Das Apis

APIs públicas fornecem às equipes o potencial para criar produtos e validar hipóteses mais rapidamente, uma vez que estarão utilizando uma infraestrutura já existente.

Quando um time deseja levar para o seu usuário uma determinada solução, ele deve levar em consideração o esforço, tempo e custo que isso acarretará. Nesse contexto, as APIs entram como uma maneira de encurtar o tempo de desenvolvimento e reduzir o esforço para a construção de uma determinada solução.

Por exemplo, vamos imaginar que estamos em uma empresa de logística e precisamos notificar o usuário sempre que a sua encomenda sofre uma mudança de status.  Acreditamos que dessa maneira os usuários ficarão mais atentos à data de entrega e haverá uma redução na quantidade de pedidos que retornam ao centro de distribuição.

Se quiséssemos enviar uma mensagem de texto para ele, poderíamos usar a API do Telegram como uma forma de encurtar a validação desta hipótese. Assim, teríamos acesso a um sistema de mensageria gratuito e o usuário poderia ser notificado no app. Essa abordagem nos permitiria experimentar a solução sem precisar construir todo um sistema de envio de mensagens próprio.

API Como Meio E Não Fim

Vale ressaltar que a utilização de uma API pública dentro de um processo de validação não elimina a possibilidade de ser necessária a construção de uma infraestrutura própria no futuro.

Aqui entramos um pouco nos pilares do MVP abordados na metodologia enxuta. Quando falamos de uma validação inicial, testando uma solução, por exemplo, buscamos reduzir o máximo de esforço possível para tal.

Queremos saber se o nosso produto tem fit e como nossos usuário vão responder a ele. No exemplo do Telegram, a API utilizada serve como um meio para entendermos se o envio das mensagens nos ajuda a resolver o problema com a entrega.

Como um MVP, o envio das mensagens através da API do Telegram pode não ser a melhor solução, mas utilizar a interface do sistema de mensageria pode nos permitir reduzir o esforço expressivamente.

Assim como outras soluções, a construção de uma infraestrutura própria pode ser necessária quando precisarmos incluir diferentes regras de negócios ou quisermos reduzir a dependência do software de outras empresas.

Software Da Empresa Vs Softwares De Terceiros

Um dos principais benefícios de ter endpoints expostos ao público é que eles possibilitam que comunidades construam soluções específicas para suas necessidades. Assim, pessoas e empresas são capazes de trazer seus conhecimentos de mercado e desenvolver soluções em cima da infraestrutura fornecida pela API.

O grande ponto é que os dados e funcionalidades presentes serão utilizados em um número maior de casos do que os presentes na plataforma que disponibiliza a API.

As empresas que utilizam de APIs para desenvolver novos produtos não estão procurando construir algo que seja necessariamente melhor do que o que existe na plataforma de origem. O objetivo é fornecer algum tipo de solução que pode não estar presente na plataforma do proprietário da API, mas que é possível de ser construída usando as funcionalidades fornecidas na aplicação pública.

No exemplo da empresa de logística que envia mensagens para os seus usuários através do Telegram, estamos utilizando a API pública em um caso de uso que não seria possível através do aplicativo.

Alguns Bullet Points:

  • Disponibilizar o serviço da sua empresa através de uma API pública pode permitir que o seu negócio escale de maneira mais sustentável;
  • APIs são uma maneira interessante de testar hipóteses, já que a utilização de uma infra já existente reduz o esforço no processo;
  • A utilização de APIs públicas não exclui uma possível necessidade de construção de uma infraestrutura própria.

Por fim, não devemos olhar para as APIs apenas como um requisito técnico para as equipes de desenvolvimento. Em outras palavras, as APIs são os produtos responsáveis pela construção das experiências atuais dos clientes e os mecanismos que geram valor nas economias modernas.

Bom, mas mentalidade de produto e os pilares para o desenvolvimento de APIs eficientes são assuntos para outra conversa.

Obrigado!

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis