A Falácia da Comunicação

A comunicação eficaz transcende as características pessoais e é uma habilidade que pode ser cultivada e refinada.

A Falácia da Comunicação
Photo by Clem Onojeghuo / Unsplash
TL;DR: A comunicação eficaz não se resume à dicção perfeita, apresentações impressionantes ou habilidades sociais excepcionais. Este artigo explora os pilares essenciais da comunicação eficaz: contexto, conhecimento do público, entendimento do momento e definição clara dos resultados desejados.

Na jornada de um Product Manager, a comunicação é frequentemente destacada como uma habilidade vital. No entanto, muitas vezes essa ideia é associada equivocadamente à capacidade de falar bem, criar apresentações deslumbrantes ou ser excepcionalmente sociável e extrovertido. Isso levanta a questão: o que realmente significa ser uma pessoa comunicativa?

Vou começar com uma história que ilustra esse ponto. Eu sempre fui boa em estabelecer relacionamentos no trabalho, o que envolve conhecer detalhes pessoais das pessoas e manter conversas mais abertas. Em uma experiência particular, trabalhei com uma pessoa extremamente tímida e reservada. Surpreendentemente, sua timidez não afetou sua capacidade de realizar bem o trabalho. No entanto, conversas casuais eram difíceis. Um fato curioso, é que  essa mesma pessoa era um professor. Como alguém tão tímido conseguia lecionar para milhares de pessoas sem problemas? A resposta é simples: características pessoais não determinam a qualidade da comunicação.

Mas, o que de fato é ser um bom comunicador?

Aqui estão os pilares fundamentais que considero essenciais para uma comunicação eficaz, aplicáveis a qualquer tipo de mensagem seja um e-mail, documentação ou relatório:

1. Contexto

O primeiro passo é compreender que nem todos têm o mesmo conhecimento que você. Como Product Manager, você é a pessoa que melhor conhece as particularidades do produto ou jornada em questão. Portanto, ao se comunicar, volte atrás e forneça contexto rápido e conciso sobre o que está sendo discutido.

Exemplo: Recentemente, precisei reunir várias pessoas em uma sala para conseguirmos escolher qual caminho seguir sobre uma possível solução proposta. Essa reunião, envolvia tanto pessoas técnicas, alta gestão, liderança e times de operação. Ao iniciar a reunião, ao invés de já começar a discussão sobre a pauta, eu voltei alguns passos e dei todo o contexto necessário sobre o assunto, com todas as informações disponíveis que eu tinha. Assim, eu teria certeza que todos estavam na mesma página e teria a base de conhecimento para começarmos a argumentação.

2. Conhecer Seu Público

Conhecer o seu público é fundamental. Cada departamento da empresa tem suas próprias preocupações e processos. Por isso, é crucial adaptar sua comunicação para atender às necessidades específicas do seu público, equilibrando resultados com detalhes.

Exemplo: Uma apresentação para a alta gestão são focadas em resultados, dados e impactos. Já para o time de atendimento, pode ser focado em processos, requisitos e pesquisas.

3. Entender o Momento