Web 3.0. O nome é clichê, mas ela já está aqui

Uma web realmente descentralizada que não vai mudar apenas a forma com que nos relacionamos, mas principalmente como consumimos e percebemos o mundo digital

Web 3.0. O nome é clichê, mas ela já está aqui
Photo by Alex wong / Unsplash

Meu primeiro blog foi feito em 2001. O domínio era diegoeis.cjb.net. Por algum motivo o Wayback Machine não consegue me mostrar nenhum dos screenshots. O que eu consegui abrir estava sem CSS, então, impossível de ver como era o design. Mas os links estavam funcionando. Esse meu primeiro blog não falava absolutamente nada de interessante. Esse era o início da Web 2.0.

A Web 2.0 marcou a época onde as pessoas ganharam voz. Depois dos primeiros early adopters, que eram basicamente pessoas que sabiam programar e tinham intimidade com tecnologia, as pessoas “comuns” se aproximavam cada vez mais do poder de consumir conteúdo de outras pessoas “comuns”. Redes sociais e ferramentas como o Blogspot ou Blogger possibilitaram que qualquer um pudesse publicar conteúdo na web sem qualquer fricção e o resto é história. Foi na Web 2.0 que novos modelos de negócio baseados no comportamento e nos dados/conteúdos que as pessoas criavam foram criados.