Photo by <a href=K8 / Unsplash">
Photo by K8 / Unsplash

Tornando o refinamento mais efetivo - Parte 2

O refinamento pode evitar lead times altos demais e trazer ciclos de aprendizado mais curtos

No primeiro texto desta série sobre refinamento, falei sobre como retirar complexidade e incerteza das histórias é algo bastante crítico pois pode influenciar diretamente no lead time das entregas do time e consequentemente no tempo que é levado para entregar valor.

Nesse segundo artigo, vamos focar em entender como "quebrar" histórias, e assim reduzir o esforço e o risco, utilizando uma técnica que chamei de novas capacidades (valor) para os usuários.

Toda nova capacidade pode virar uma história

A maneira como eu sempre vejo histórias de usuário é de uma ótica de novas capacidades que eu pretendo entregar para os usuários ao entregar uma história em produção. Aliás, se você escreve uma história que não vai permitir que o usuário tenha acesso a nenhuma nova capacidade, então é melhor não fazê-la. É claro que histórias técnicas geralmente não entregam valor visível para o usuário, sendo a única exceção cabível que enxergo para furar a afirmação que acabei de fazer.

Esse conteúdo é para pessoas que assinam o portal

Como assinante de um de nossos planos pagos você tem acesso à todos os conteúdos exclusivos, sessões de Q&As com os autores, palestras e outros benefícios. É bem rapidinho para assinar e nunca vamos te mandar spam.




Já é assinante? Você pode entrar aqui.

Você sabia que temos conteúdos exclusivos para assinantes do portal?

Além de ter acesso ilimitado a todos os conteúdos, você também pode participar de palestras exclusivas, sessões de Q&A, mentorias em grupo e acesso à descontos em cursos. E claro, assinando você nos ajuda a manter o projeto e aumentar a nossa produção de conteúdo.

Você pode assinar clicando aqui

Inscreva-se no Product Oversee

Textos todas às quartas 7h45 na sua caixa de entrada.
Inscreva-se grátis