Webhookings são largamente utilizados atualmente em sistemas web que precisam receber informações específicas de outros sistemas web. O termo webhook se deriva do termo hook, que na tradução livre em português pode ser gancho, anzol, cabide e alguns outros nomes.
De acordo com a wikipedia, a definição de hook é a seguinte:
Em programação de computadores, o termo hooking (em português, "enganchar") cobre uma série de técnicas utilizadas para modificar ou melhorar o comportamento de um sistema operacional, aplicações ou outros componentes de software através da interceptação de chamadas de funções, mensagens ou eventos passados entre componentes de software. O código que manipula tais chamadas de funções, mensagens ou eventos interceptados é chamado de "hook" (gancho).
Traduzindo essa definição, pra você que é das antigas, certamente já viu essa tela ao fazer algum download no falecido Internet Explorer
Geralmente quando íamos baixar uma música, programa para o windows ou algum filme pirata (isso foi nos anos 2000 receita federal 😀, já foi hein haha), a internet estava cheia de programas maliciosos e nessa época o Avast salvava a vida. Até o próprio Avast a gente tentava crakear (crake era um programa que quebrava as licenças dos softwares) para ter a versão profissional. Velhos tempos, hoje vivemos na economia da recorrência.