Em grande parte das entrevistas que eu fiz estando do lado da pessoa que entrevista, algo sempre me chamou muito a atenção: quem se candidata raramente faz perguntas. Conversando com a liderança de produto de outras empresas, essa parece ser a regra.
No geral, sempre que alguma pessoa tinha uma entrevista comigo, quando ela não perguntava nada, eu sempre perguntava se ela não queria saber sobre a cultura de produto, como a gente tomava decisão, como a gente se organizava.
Pelo menos na minha visão, se eu fosse participar de um processo seletivo, eu com certeza faria perguntas para entender um pouco mais sobre a empresa para conseguir entender sobre a cultura e evitar entrar em lugares que depois me gerariam frustração, partindo do ponto do que eu valorizo como modo de trabalho e em relação a gestão de produto.
A ideia desse texto é trazer perguntas que você pode e deve fazer nas suas entrevistas para avaliar a empresa do ponto de vista de gestão de produto e realmente avaliar se a empresa é pra você ou não. Isso inclusive demonstra mais senioridade e é sempre bem visto nas entrevistas. Eu, como gestor, já ficava bastante desanimado se a pessoa não perguntava nada.
Reflita sobre o tipo de ambiente que você quer estar
Antes das perguntas, a primeira coisa que eu faria é refletir sobre os meus valores e sobre o tipo de empresa que eu gostaria de trabalhar em relação a gestão de produto.