Será que ficar muito tempo numa mesma empresa é ruim? Será que está na hora de eu ganhar mais? Será que eu estou perdendo tempo nessa empresa, nesse contexto, nesse time, nesse produto? Será que eu estaria me desenvolvendo mais se eu estivesse em outra empresa?
Todas essas questões são honestas. Inclusive, aparecem de forma muito recorrente nas mentorias faço e também em outras conversas com pessoas do mercado. Eu não acho que seja difícil de responder... Mas com certeza a minha resposta vai ser incompleta aqui, porque não vou abordar outros fatores, como saúde mental, equilíbrio entre vida/trabalho e outros assuntos.
Para algumas pessoas, ficar muito tempo em um lugar pode significar conforto e estabilidade, enquanto para outras pode significar estagnação. Sendo bem pragmático: dois pontos bem importantes para avaliarmos se faz ou não sentido mudarmos de empresa/contexto é saber quando há um desequilíbrio entre dinheiro e aprendizado.
Obviamente isso vai depender muito do contexto. Não estou contemplando aqui pessoas mais velhas que fazem migração de área. Aí a coisa fica mais complicada, por que é necessário entender como aproveitar e criar sinergias com o conhecimento da outra profissão, na disciplina que você está tentando entrar
Mas em casos mais genéricos, onde você é jovem, já sabe a carreira e o mercado em que atuar, é fácil de entender que a importância de aproveitar o momento inicial de carreira, de investir seu tempo aprendendo dentro do contexto da empresa. Nesse momento inicial, é bastante provável que você tenha menos dependência de dinheiro... Isso se conectado com sua idade e contexto de vida.
Seu principal objetivo, no seu início (foi no meu, nesse caso), é de acumular conhecimento, aprender novas habilidades, entender quais são os mecanismos essenciais daquela profissão/disciplina.